Foi divulgado nesta semana o novo trailer do filme nacional “Helen“, o longa tem produção da Prosperidade Content e a distribuição é ELO Company, e retrata a realidade política-social do bairro do Bexiga, em São Paulo, trazendo a história de Dona Maria, moradora do bairro, que vende churrasquinho na porta de casa, e com essa renda pagou os estudo dos filhos e de sua neta Ágatha Helen. Helen nasceu quando seus pais tinham apenas 14 anos e por isso, sua avó assumiu a responsabilidade de cuidar da menina.
O filme conta a busca da menina por conseguir e juntar dinheiro para comprar caixa de maquiagem de presente para a avó, que a criou sozinha. O longa foi inspirado na história real de Agata Helen Garcia Almeida e Maria das Neves de Almeida, que juntas vão passar por grandes perrengues todo dia na sociedade, como os perigos e riscos que esse estilo de vida em cortiços oferece: assédio, violência, necessidades básicas, tráfico. Nos anos em que frequentei o Bixiga, era muito comum ver Helen dormindo no colo de Dona Maria de madrugada, na calçada, enquanto vendia churrasquinho.
Os testes de elenco para os papéis das crianças foram feitos nas escolas públicas do bairro e quem ficou com a protagonista, Helen, foi Thalita Machado. Os nomes de destaque no elenco são de Marcélia Cartaxo, que interpreta a avó da menina, e Tony Tornado, que dá vida ao Seu Antônio, um admirador da Dona Graça e também morador do Bixiga.
Helen tem apenas 9 anos de idade, é uma paulistana nascida e criada no bairro do Bexiga de uma família humilde e desestruturada, a menina vive com a avó, que também cumpre o papel mãe e pai e sustenta a família a partir de trabalhos informais. Entre uma brincadeira de rua, as aulas na escola e as tarefas para ajudar a avó no trabalho, Helen vive intensamente o cotidiano do bairro, transitando livremente pelas redondezas.
O filme tem direção de André Meirelles Collazzo, com um elenco feito em testes nas escolas públicas do bairro, e quem ficou com o papel principal da protagonista Helen foi a Thalita Machado, e os outros nomes destaque são de Marcélia Cartaxo, que interpreta a avó da menina, e Tony Tornado, que dá vida ao Seu Antônio, um admirador da Dona Graça e também morador do Bixiga.
O longa estreia no dia 16 de abril nos cinemas das principais capitais brasileiras e foi selecionado para o Festival de Cinema Latino-Americano de Toulouse, que acontece entre os dias 20 e 29 de março. O roteiro do filme foi finalista do GUIÕES – Festival do Roteiro de Língua Portuguesa 2017, em Lisboa. “Helen” também foi selecionado para o 35º Cine en Construcción Tolouse e para o Festival Ojoloco, ambos em 2019.