A série de sucesso nacional, ganhadora de diversos prêmios em animação e ainda correndo ao Emmy International na categoria de Melhor Série de Animação, está chegando na TV Cultura na próxima semana, a série animada “Irmão do Jorel”, criado pelo quadrinista e ator Juliano Enrico e produzido pelo Copa Studio em parceria com o Cartoon Network, que também está disponível para na Netflix.
A série contém 26 episódios e é baseado na vida do próprio criador, que começou a desenvolver o desenho em 2002, em uma história em quadrinhos, na época em que ele desenhava tirinhas para a “Revista Quase”, e em 2006 os quadrinhos ganharam uma coluna atualizada semanalmente no site da revista. De acordo com os comerciais da Cartoon Network, Enrico se inspirou em fotos e vídeos da sua própria família, embora afirme que não se trata de uma série autobiográfica.
A trama da animação é do Irmão do Jorel, que nunca é revelado seu nome, ele é o protagonista e filho caçula de uma excêntrica família de acumuladores presa nos anos 80. Com a ajuda da família e de sua melhor amiga, Irmão do Jorel enfrenta os primeiros obstáculos da vida num ritmo alucinante. Sem diferenciar fantasia e realidade, ele sempre descobre uma maneira absurda de sair da sombra de seu irmão celebridade.
O nome Jorel realmente é o nome de seu irmão mesmo, que foi dado pelo seu pai em homenagem ao ator Marlon Brandon, que interpretou Jor-El, o pai do Superman no filme de mesmo nome lançado em 1978, os demais personagens também são baseados em sua família, como o cachorro Tosh, que foi inspirado em um cão de estimação real, cujo nome era homenagem ao cantor jamaicano, Peter Tosh, mas que no desenho também tem traços que lembram o “cão-dragão” voador do filme “A História sem Fim”.
Além de Tosh, os patos de estimação da Vovó Juju, são inspirados em uma criação de patos que sua avó tinha no quintal, e as ideias paras as cenas onde o pai do Irmão do Jorel faz discursos narrando as histórias de seu tempo de ator durante a época da ditadura militar, vieram das histórias que Juliano também ouvia de seu pai, que também era ator. Até mesmo o lutador “Homem-Galinha”, que aparece algumas vezes na TV da casa do Irmão do Jorel, teve seu uniforme baseado em uma foto onde Juliano vestia um traje semelhante.
A animação de grande sucesso em grandes mídias, principalmente nas redes sociais, chega na próxima semana dia 30 de março a tarde, toda a primeira temporada de “Irmão do Jorel”, que será transmitido de segunda a sexta-feira a partir das 18h45. Mas esse é só o começo dos lançamentos pela TV Cultura, pois a emissora está com diversas atrações para estrear ao longo dos próximos dias e semanas, trará outras novidades para entreter e informar a população brasileira que está em quarentena devido ao avanço do coronavírus.
Uma consideração sobre “Irmão do Jorel estreia na TV Cultura”