“Your Name” – Memórias e destinos conectados através do tempo

destaque-443112-your-name_1-1024x478.jpg

O tempo é a razão mais perspicaz do destino e das conquistas que buscamos ao logo dos anos. Talvez essa seja uma boa maneira de decifrar em algumas palavras o romance do anime japonês, Your Name.

O filme traz duas situações distintas, mas muito peculiares entre si, aonde a jovem Mitsuha , que vivia num pequeno vilarejo no Japão sonha em sair daquela pequena cidade e ir para o agito de Tókio, enquanto Taki, o garoto que vivia na capital, buscava por algo que nem mesmo ele sabia o que era de verdade. Até que um dia eles trocaram de corpo, e situações engraçadas e conectivas em suas vidas os aproximaram ainda mais, mas no outro dia cada um voltava a ser quem era de origem. Assim, eles foram curtindo e vivendo suas vidas de suas maneiras, Taki conhecendo as tradições e essências de Itomori e Mitsuha, curtindo a vida da cidade grande.

Um dia tudo isso se acabou, e buscava por perguntas de onde ficava e o que significava aquelas lembranças que nem ele conhecia, mas que parecia tão familiar. Foi quando, ele decidiu viajar até o pequeno vilarejo e descobrir em uma tragédia que havia sucedido por lá, e que possivelmente havia exterminado boa parte da população local, apesar das tristezas e pesares, ele não desistiu, e buscou por seu objetivo, porém, em vão. Mas, felizmente ele soube que apesar da destruição do vilarejo, a população foi salva.

screenshot_45.png

Então, Taki regressou à Tokio e os anos se passaram, ele entrou na faculdade, se formou e saiu buscar um emprego em sua área desejada, não estava sendo fácil, ainda mais pelas lembranças constantes da região montanhosa de Hida que vinham a sua memória. Até que um dia, em um café, o jovem ouviu um casal conversando, aonde ele reconhece que eram os amigos de Mitshua, mas sem lembrar de nenhum deles, tampouco de seus nomes.

Um dia, no metrô japonês, Taki e Mitshua se flertam rapidamente entre os vagões, e saem em disparada a procura um do outro, vão à rua, à ponte, aos becos, quando se encontram em uma num momento oportuno, se olham rapidamente, e após sentem como se já haviam se visto em algum lugar, perguntam por seus nomes e saem caminhando juntos.

O romance é preciso, sútil e emocionante, que mostra quão as almas podem estar conectadas numa ligação ímpar, que com um simples olhar, muda por completo nossas vidas, fazendo-nos encontrar aquilo que buscamos, mesmo não sabendo o que realmente seja.

YourName-featured.jpg

“Your name” é um anime produzido pelo estúdio CoMix Wave Films e distribuído pela Tōhō, lançado em 2016 é baseado no mangá homônimo, escrito por Makoto Shinkai que inspirou o filme. No Brasil romance saiu pela editora JBC e a animação chegou às telonas em 2017, e desde 2018, ele encontra-se no catálogo de streaming da Netflix.

 

Por Patrícia Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s