Josyara transporta sua baianidade à suas canções, transformando cada verso em uma emoção

5c33a35724000051006135cd

A cantora baiana Josyara Lélis, é natural de Juazeiro, e começou na área musical ainda muito jovem, tocando a noite em sua cidade natal, posteriormente, ela se apresentou em diversos festivais na capital baiana.

Em 2012, Josyara lançou seu primeiro compacto autoral, contendo 13 faixas compostas pela própria artista, que além de compositora e cantora, também é instrumentista e arranjadora. Esse primeiro disco fez com que ela ganhasse o país e levasse o prêmio Sesc de Música – Ano II. No ano de 2018, ela lançou seu segundo álbum de inéditas, “Mansa Fúria“, com variações de ritmos, emoções e sentimentos, com melodias que mesclam da MPB, com um pouco de psicolodelia e latente de eletrônicos que somam a poesia que transborda a cada verso cantado.

Suas canções trazem a força e sensibilidade aos anrranjos musicais, apresentando uma essência única e inerente a cada performance, com influências e estilos que permeiam entre diferentes ritmos brasileiros, mostrando uma potência singular e um som universal a cada interpretação.

Entre suas referências musicais, sua conterrânea Pitty é presença marcante nesta lista, tanto que após 15 anos do lançamento de “Anacrônico”, que ganhou uma versão especial de um dueto das duas cantoras baianas, com lançamento pela gravadora Deck, o single já está disponível nos streaming musicais.

Josyara-por-Julia-Rodrigues-2-2
Foto por Julia Rodrigues

Algumas músicas atravessam o tempo e em cada escuta surge um novo sentir; ideias, vontade de realizar qualquer coisa: o movimento. Para mim ‘Anacrônico’ é tudo isso. Quando ouvi tive coragem, levei para o repertório do meu primeiro show aos 14 anos. Recentemente tive desejo de cantar de um jeito diferente mas com o mesmo despertar de antes. Alegria maior ainda é poder compartilhar com Pitty, grande influência que me trouxe para tantos lugares de sons e delírio de ser artista“; contou Josyara.

A aproximação delas se deu após Pitty assistir um vídeo de Josyara tocando o single “Anacrônico” no violão, fazendo-o com que grandes ideias surgissem, como uma performance da canção juntas, numa versão autêntica e renovada. Assim, a cantora enviou sua gravação para Pitty, que inseriu percussão, piano e fez alguns vocais.

Pitty-auto-retrato-4

Fiquei encantada com a interpretação de Josyara. Já conhecia o trabalho dela, curto muito a pegada particular do violão, o timbre, as letras. E não imaginava que ela curtia meu som, foi uma surpresa boa, especialmente quando ela contou a história de ‘Anacrônico’. Quando vi na internet, a intuição logo chamou: ‘junta essas cabeças aí’. Que bom que ela topou“, comentou Pitty emocionada.

 

Para conhecer mais sobre a Josyara acesse:
Facebook | Instagram

Por Patrícia Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s