Grandes artistas vão abrilhantar o Artists’ Alley da CCXP Worlds

CCXP

A CCXP Worlds será tão épica quão a CCXP presencial, pois os melhores da cultura pop nacional e internacional, vão estar presentes nesse evento que já é tradição para o público nerd brasileiro, que espera um ano inteiro para sentir toda emoção e vibração do festival mais pop do planeta. A CCXP World: A Journey of Hope vai oferecer acesso gratuito à plataforma, com ingressos Free, no qual o usuário vai preencher um cadastro para acompanhar o conteúdo parcial do Thunder Arena, além de tudo o que acontecer no Omelete Stage, Artists’ Valley e Creators Universe. Já o Digital Experience (R﹩35,00) dará acesso total às principais transmissões do festival e o fã ainda ganhará uma credencial virtual por e-mail e funcionalidades e interações, como fancam, acesso a workshops e masterclasses, além de pré-venda da CCXP21.

IMG-8746

Neste ano como de costume, o Artists Alley, que nesta edição foi nomeada de Artists Valley, é sempre a primeira a anunciar os convidados, que só de princípio já tem 15 convidados confirmados, grandes ícones da literatura e dos quadrinhos mundiais, artistas premiados e renomados, que estarão o maior AA virtual da internet, que nós do OBC, estaremos publicando um a um, para todos conhecerem um pouco sobre eles e suas grandes obras.

Como esse grande artista, bastante conhecido por sua parceria com o roteirista Alan Moore, em Watchmen, uma das histórias em quadrinhos mais vendidas de todos os tempos o autor e quadrinista britânico, Dave Gibbons, seu trabalho completo mais recente é a novela gráfica original em preto e branco de Vertigo, OS ORIGINAIS, em que ele roteirizou e desenhou. O trabalho se passa em um futuro próximo, mas baseia-se fortemente nas imagens dos Mods e Rockers dos anos 1960.

gibbons

Gibbons também se destacou nos quadrinhos também pela obra Para o Homem Que Tem Tudo…, considerada por fãs como uma das melhores narrativas do Superman, e The Secret Service, ele se tornou um dos quadrinistas britânicos mais conhecido pouco depois de tralhar em títulos publicados pela DC Thomson e pela IPC Media. No ano de 2000, o quadrinista foi colocado como Diretor de Arte e ilustrador das tiras “Harlem Heroes”. Seu último trabalho ali foi com “Rogue Trooper”, depois do qual ele se concentraria em um período na Doctor Who Magazine.

Dave também foi um dos talentos descobertos por Len Wein, no qual ele começou a desenhar Lanterna verde para DC Comics, mas ainda sua colaboração mais famosa para editora é a parceria com o Alan Moore em Watchmen.

O artista lançou diversos projetos, como a minissérie Os Melhores do Mundo, e cocriou a personagem Martha Washington, com Frank Miller, a graphic novel em preto e branco chamada The Originals. Publicada pela Vertigo, é uma história situada em um futuro próximo, mas inspirada fortemente na imagem Mod dos anos 60.

Entre outros projetos seus na DC figuram a minissérie The Rann/Thanagar War (2005) e Green Lantern Cops: Rechange. Além de desenhar a HQ The Secret Service, escrita por Mark Millar com colaboração do cineasta Matthew Vaughn. A história foi adaptada para o cinema em 2015.

Scott-Snyder-780x463

O próximo é o norte-americano Scott Snyder, conhecido pela coletânea Voodoo Heart, lançada em 2006, e por seu trabalho em revistas de histórias em quadrinhos, como Detective Comics, Batman, Batman: Gates of Gotham, e Swamp Thing e o título autoral Vampiro Americano (American Vampire), cujas primeiras edições foram co-escritas por Stephen King.

Snyder sempre foi passando influenciado pela Disney World, depois que o artista passou um ano trabalhando na Walt Disney World, ele influenciou fortemente e positivamente em seu estilo, como ele mesmo revela: “essa experiência fez muito bem à minha escrita… Tudo o que eu acabei escrevendo, as coisas que me assustam profundamente: o medo do compromisso e do crescimento, medo perder as pessoas amadas, o maravilhamento e terror de estar apaixonado tudo isso estava constantemente em jogo ao meu redor de uma maneria estranha, animada e magnífica na Disney.”

Mas a história de Scott com as artes literárias vem desde pequeno, quando ele participou de acampamento de férias, onde teve contato com o livro Eyes of the Dragon, de Stephen King, a obra foi uma experiência fundamental para despertar nele o interesse em se tornar um escritor. Além de King, o autor também foi influenciado por Denis Johnson, Raymond Carver, Rick Bass, Joy Williams, e George Saunders.

Desde do ano de 2010, quando Scott Snyder começou a trabalhar para a DC Comics, inciando com a série Vampiro Americano, em que ele fez textos e o quadrinista brasileiro Rafael Albuquerque ficou responsável pelas artes, a obra foi publicada pela Vertigo, no ano seguinte ele foi anunciado como o roteirista do título Detective Comics e como contratado exclusivo da editora para escrever o atual Batman (Os Novos 52), junto com o desenhista Greg Capullo.

Snyder também foi um dos co-roteiristas da série Batman Eternal, lançada em abril de 2014. A segunda fase de Batman Eternal, batizada de Batman & Robin Eternal foi lançada em 7 de outubro de 2015., no ano seguinte em 2016, Snyder e o artista John Romita Jr. colaboraram na série All-Star Batman como parte do relançamento Renascimento (“DC Rebirth”).

marcelo

Claro que o Brasil nunca é esquecido no Artists Alley da CCXP, o quadrinista, ilustrador e professor Marcelo D’Salete, um premiado artista pela obra de Cumbre, traduzida para o inglês como Run for It, venceu o prêmio Eisner de melhor edição americana de material estrangeiro em 2018, além de ter sido indicado ao Troféu HQ Mix em 2012 na categoria Edição Especial Nacional por Encruzilhada e em 2015 nas categorias Desenhista Nacional, Roteirista Nacional e Edição Especial Nacional por Cumbe.

Em 2018 o autor ganhou o troféu na categoria Desenhista Nacional, Roteirista Nacional e Destaque Internacional, e Angola Janga foi premiada na categoria Edição Especial Nacional. No mesmo ano, Angola Janga ganhou o 60º Prêmio Jabuti na categoria História em Quadrinhos.

D’Salete é mestre em história da arte pela Universidade de São Paulo, e durante a adolescência, fez curso de design gráfico no colégio Carlos de Campos, além de trabalhar como ilustrador para diversas editoras.

Marcelo estreou seu primeiro quadrinho em 2001, publicando nas revistas Quadreca e Front e sua primeira graphic novel, Noite Luz, foi publicada em 2008, pela editora Via Lettera. Em 2011, publicou a história em quadrinhos Encruzilhada, pela editora LeYa. Mas suas obras mais aclamadas tratam da história da resistência à escravidão no Brasil pela ótica dos povos negros: Cumbe, de 2014, e Angola Janga de 2017, ambas publicadas pela editora Veneta. Angola Janga, uma história sobre o Quilombo dos Palmares, levou onze anos de pesquisa e criação pelo autor.

Esses artistas e muitos outros que já foram e serão anunciados na CCXP Worlds: A Journey of Hope, que acontece entre os dias 04 a 06 de dezembro, e o início das vendas de ingressos acontece nesta terça-feira (15), através do site do evento, com ingressos que vão desde o Free (acesso livre e gratuito), e também terão os pagos como Home Experience (R﹩ 35,00 + RS 21,00 de frete) tem como diferencial o envio de um kit físico contendo o item, junto com um cordão, tag de porta, pin e stickers.

Já o Epic Experience (R﹩ 450,00 + RS 21,00 de frete), o pacote mais completo, será composto por um kit com credencial física, produtos dos estúdios e oficiais da CCXP – incluindo dois cordões, tag de porta, pin, stickers, balde de pipoca, camiseta, copo, moletom, boné e pôster. Também haverá desconto no ingresso da CCXP21. Porém não haverá mudança de lote e os valores permanecerão os mesmos até dezembro.

 

Por Priscila Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s