Quem se lembra da animação da Pixar, Ratatouille (2007), onde um jovem que sonhava em ser cozinheiro, e contava com a ajuda de um companheiro bem diferente, ainda mais se tratando de um ambiente, o ratinho Remy, que não seria tão bem-vindo assim, quão foi no filme, apesar de no início quase que ele causou o fechamento do restaurante, mas que depois, foi só êxito e glórias ao Gusteau.
Pois bem, o longa ganhou no final de 2020, um musical na Broadway, com o ajuda do TikTok. Afinal, em tempos de pandemia, a rede social, tem sido uma grande ferramenta para expôr novas ideias e apresentar talentos na plataforma, com vídeos de apenas um minuto.
Em agosto de 2020, a professora de idiomas Emily Jacobsen, que é muito fã de musicais, e também adora a animação da Pixar, gravou uma performance peculiar para representar o filme, até efeitos em sua voz ela fez, para dar mais realismo a apresentação.
Desde então, uma enxurrada de novas ideias surgiram na plataforma, de novas performances e exibições, até coreografias, figurinhos e cartazes a galera foi postando sobre esse musical,que até então, era apenas uma passa-tempo no TikTok.
Alguns meses depois dessa repercussão nas redes sociais, o vídeo de Emily chegou nas mãos do produtor e arranjador, Daniel Mertzlufft, e transformou um simples vídeo viral em um estáculo musical, nascendo o “Ratatouille: The TikTok Musical“.
“Ele pegou a música e criou um incrível arranjo musical de teatro que chamou de Act II Finale“, disse Jacobsen em entrevista ao portal lohud.com. “Tem instrumentais, vozes de coro, coreografia, notas de palco … Foi espetacular. E foi meio que aquele momento entre a minha música e o arranjo de Daniel que esse movimento musical Ratatouille nas redes sociais nasceu“.
A reprodução foi ainda maior, e os usuários do TikTok adicionaram ao musical de ficção outros canções originais, de diferentes personagens, e ainda com ideias de encenações e cenários, tornando uma sensação em toda a web, chegando aos ouvidos da Seaview, a produtora por trás de Sea Wall/A Life, que recebeu um aval da própria Disney para produzir o show na Broadway, que seria beneficiente, e toda renda revertida para a The Actors Fund, que é uma instituição nos EUA, que promove estabilidade e resiliência, além de fornece uma rede de segurança para profissionais de artes cênicas e entretenimento ao longo da vida.
O musical foi ganhando forma, e trouxe grandes nomes da interpretação mundial para os palcos virtual, apresentando Wayne Brady como Django; Titus Burgess como Remy; Adam Lambert como o irmão de Remy – Emile; Ashley Park como a chef Colette; Andrew Barth Feldman como Linguini; e os vencedores do Tony Award André De Shields como Ego e Priscilla Lopez como Mabel.
“Conseguimos juntar todos esses, você sabe, criadores regulares de TikTok do dia a dia com profissionais do teatro musical da Broadway, pegando seu TikTok de um minuto e construindo-os para serem essas canções completas“, disse Emily.
O musical mostrou quão uma ideia comum, construindo através de um aplicativo usual, pode abrir portas e dar oportunidades para diferentes pessoas, revelando talentos e trazendo entretenimento ímpar e de qualidade em um período sombrio para o mundo do entretenimento.
“Ratatouille: The TikTok Musical” no início do mês de janeiro, com a presença de 350 mil visualizações, arrecadando um total de US$ 2 milhões, com ingressos acessíveis a partir US$ 5, ou então, na versão “contribua com o que você puder“. Mas, além desta visibilidade e atribuição ao teatro musical, o espetáculo ainda mostrou a capacidade de adaptação e colaboração enfrentados em tempos difícieis e repletos de obstáculos, construindo para nós, espetáculos simples, belos e de performances singulares e irreverentes.
O sucesso do musical foi tanto, que o tradutor Luis Eduardo Mora, criou uma versão em espanhol da canção ‘Anyone Can Cook‘.
Agora é esperar para que essa ideia, saia da web e chegue propriamente aos palcos da Broadway, com um espetáculo oficial e real, assim que os teatros voltarem após a pandemia.
Par conhecer mais deste musical acesse:
Site | Facebook | Instagram | Twitter | TikTok