Cine Roxy luta para manter viva a essência e a história cultural de Santos

160999452-3753847428026289-6550320813147011218-n

Pouco a pouco o Brasil está matando sua cultura, sua essência e origem, dizimando momentos épicos e históricos que fizeram e fazem parte do patrimônio nacional, desvalorizando a origem e a memória de gerações, deixando a humanidade inculta, e distante das artes e as instituições educacionais e culturais da sociedade.

Nesta semana, um grande legado cultural na baixada santista anunciou que pode encerrar suas atividades ainda neste ano, o Cine Roxy, localizado no canal 5, no bairro de Gonzaga, em Santos, por conta da pandemia de Covid-19, o cinema ficou meses fechado, sendo reaberto apenas em outubro de 2020, e devido a baixa presença de público, o espaço se viu sem condições de arcar com a locação, e recebeu uma ordem de desepejo, devastando toda a essência, tradição e acontecimentos históricos e culturais vivenciados neste âmbito à baixada santista, paulista e brasileira.

33807362-1701848496559536-2985686175542411264-o

O empresário Toninho Campos, lamenta esse momento drástico e horrendo que o Cine Roxy vive atual, e sente quão ele é importante para a cultura santista e nacional, por fazer parte da vida de uma geração de pessoas, e desenvolver tantos contatos ímpares que ajudaram o cinema a se manter de pé ao longo desses 87 anos, completados no último dia 15 de março.

Um amigo perguntou esses dias desde quando estou no Cine Roxy. Respondi que desde que nasci. Minha vida está aqui. Sou grato a Santos por tudo e tenho tentado devolver esse carinho aos santistas ao longo dessas décadas. Com a pandemia chegamos num momento extremamente difícil e estamos procurando saídas. Já fizemos empréstimos, usamos a pequena ajuda do governo, mas não sabemos mais para onde ir”, explica o empresário Toninho Campos. “Não tivemos entrada financeira durante sete meses e, mesmo após a reabertura, foi muito pouco. Mantivemos nossos colaboradores. São dezenas de pessoas que dependem do Roxy. Vi meu avô e meu pai viverem e morrerem nesse cinema e achei que comigo seria assim também. E ainda espero que seja”, completa Toninho.

1456535-558816474196083-1938320227-n

Visando essa escassêz com a cultura e patrimônio na cidade de Santos, entidades filantrópicas, organizações culturais, artistas e produtores clamam por continuidade do cinema. Representantes de Associação Projeto TAMTAM, Ação do Coração, Instituto Arte no Dique, Instituto Querô, Rotary Club, Santos Film Fest, Escola Portuguesa, ETEC Aristóteles Ferreira, Fã-clube oficial Star Wars, Fundação Vitório Lanza, artistas, pesquisadores, jornalistas, entre outros se mobilizaram para salvar esse legado à cultura nacional, iniciando uma campanha de financiamento coletivo para ajudar o Cine Roxy a vencer essa crise que ele enfrenta atualmente.

Ano após ano, o Cine Roxy se apresenta como um dos maiores agentes de fomento à cultura em nossa região. Além de abrir suas portas para o entretenimento, o cinema sempre procura apoiar iniciativas que democratizam o acesso a inúmeras formas de arte. Para o Baixada Sambista, produção audiovisual que acontece todos os anos em nossa região e que reúne músicos, intérpretes e compositores de samba, a parceira com o Cine Roxy é de suma importância, pois projeta luzes sobre a produção local, destacando e dando visibilidade aos artistas da Baixada Santista. Sem dúvida, o cinema mais querido do litoral paulista é um dos patrimônios mais relevantes que nossa região possui”, comenta o diretor geral do projeto Baixada Sambista, Alexandre Cortez.

33781681-1701874349890284-5162536679608680448-o

O projeto #VivaRoxy, surgiu após a inciativa de milhares de pessoas que se mostraram dispostas a contribuir e ajudar a manter o cinema vivo, e busca arrecadar R$ 240 mil, que será utilizado para cobrir as despesas funcionais de locação, adquiridos durante a pandemia, e assim poder esse patromônio cultural, que engajou e sobreviveu há décadas difundindo e incentivando a arte e a cultura.

Sem o Cine Roxy não teríamos selo de cinema da Unesco e muito provavelmente não existiria essa tradição cinematográfica que há em Santos, que movimenta economia, gera empregos, faz com que jovens desejem cineastas e festivais existam. Atuo desde 2011 na comunicação do cinema e anualmente são dezenas de eventos, semanalmente há escolas, creches, que vão ao Roxy e têm acesso aos filmes. É um cinema respeitado nacionalmente, fato comprovado quando fez 80 anos e TODAS as distribuidoras de filmes do país estiveram presentes. Uma cidade com a verve cultural que tem como Santos precisa cuidar de um patrimônio seu que é o Cine Roxy”, disse o diretor do Santos Film Fest, o jornalista André Azenha.

24958705-1533176390093415-5244212212195662668-o

Os apoiadores poderão contribuir com valores a partir de R$ 15, e posteriormente irão receber benefícios como recompensa, que vão desde ingressos para o cinema, combos de pipoca e refrigerante, agradecimentos especiais, poltrona personalizada com o nome do colaborador, acesso a eventos e, no caso de empresas, publicidade. Para mais detalhes, entre no site da campanha, que já recebeu distintos apoios financeiros e morais, de artistas como aulo Betti, Ondina Clais, Luciano Quirino, Fernanda Abreu, humoristas, jornalistas, representantes da classe cultural.

 

Não deixe a cultura do Brasil se perder, por conta deste mal que assola a humanidade, façamos juntos essa corrente pela arte, a história e a erudição da sociedade, formando elos e conectando pessoas com algo que irá incentivar e inspirar paradigmas que mude a cena árdua, fria e calculista que domina o Brasil, dando mais sutileza, afeição e sapiência para a população.

Para conferir mais novidades sobre o projeto e as andanças desta campanha acesse: Instagram | Facebook

por Patrícia Visconti

Uma consideração sobre “Cine Roxy luta para manter viva a essência e a história cultural de Santos”

  1. O texto está ótimo, mas o Roxy não fica no canal 5. Fica na Avenida Ana Costa, bem longe do canal 5. O 5 é a referência sobre o número da unidade. Cada unidade Roxy tem um número, e o 5 é da unidade da Ana Costa. Tem outra unidade no Gonzaga também, no shopping Pátio Iporanga.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s