Devir lança coletânea completa da saga Martha Washington no Século XXI

martha-1170-400-1024x350

A Editora Devir lançou no íncio do mês de abril, o volume único de Martha Washington no Século XXI, que foi lançado a 30 anos atrás em na minissérie minissérie Grito de Liberdade; publicada pela editora Dark Horse. A obra de Frank Miller que é bastante conhecido por seu trabalho com Batman – Cavaleiro das Trevas e Dave Gibbons é conhecido pelo aclamado Watchmen e juntos, a dupla criou uma personagem bastante diferente do padrão do mundo dos quadrinhos.

Trinta anos depois de seu lançamento, a obra de Miller e Gibbons que descrevia então um futuro que hoje, está no nosso passado cronológico, se mostra mais relevante e atual do que nunca, em uma história sombria, que combina com maestria doses de humor satírico e crítico com elementos de nonsense, em uma jornada que levou dezessete anos para ser concluída e agora está reunida, pela primeira vez no Brasil, neste lindo volume.

martha-06

A Saga Completa de Martha Washington no Século XXI, é uma representação da segregação racial que ainda vivemos em plena era moderna, a personagem da trama possuí o mesmo nome da esposa do primeiro presidente norte-americano, George Washington. A história que começa no ano de 1995, em uma Chicago distópica, com a jovem Martha Washington, uma criança órfã que teve seu pai assassinado durante os protestos contra a criação de um projeto social de fachada, na prática, uma prisão para segregar os menos favorecidos, autorizado por um presidente tirano.

Uma mulher negra e pobre, criada pela mãe num mundo tomado pela corrupção, ela enfrenta e testemunha todo tipo de injustiças até ter uma chance de combate-las. E essa sua luta a levará para linha de frente da Guerra da Amazônia, da segunda Guerra Civil Americana e depois, para a desolação do espaço sideral. Martha era considerada uma heroína, uma traidora e tudo que houver no meio do caminho, mas no final, sua coragem, sua integridade e seu comprometimento ao mais precioso dos direitos, a liberdade, vão inspirar um movimento que jamais se renderá.

martha-01

Uma era em que os Estados Unidos passava por um período fascista, governado por Rexall, em que teve a ideia de uma mente ditadora de construir conjuntos habitacionais para os mais pobres, mas que na verdade eram prisões e a jovem Martha, cresceu em meio a todas essas regras controladoras do então ditador, testemunhando as ações dos oprimidos tentando sobreviver nesta selva de pedra e vidro, enquanto mostra uma incrível aptidão na programação.

A história de Martha pode ser igualada a qualquer outra pessoa em que vive nos tempos atuais, em que nasceu em uma classe pobre, que luta contra os sádicos e fascistas poderosos, que acham que só porque tem o poder da liderança podem mandar e desmandar no país.

martha-03

Nisso gera a violência, criminalidade e desigualdade entre os povos, levando a corrupção no país, podemos até dizer que nós brasileiros, estamos vivendo como Martha Washington, pois estamos sendo governo por um tirano que está nem aí para a população, mas não quer perder a mamata da boa vida política, enquanto a classe mais baixa é oprimida contra minorias, tentando sobreviver com o pouco, para assim seguir lutando por um mundo mais consciente e purificado.

Toda essa trajetória de Martha inclui temas como a intervenção do governo estadunidense em outros países, genocídios, a opressão contra minorias e muitos outros que foram muito bem inseridos dentro desse universo. Que aliás, podemos adentrar neste universo com exatidão por causa da riqueza de elementos e ilustrações coloridas de forma impressionante; com bastante qualidade e cores vibrantes, a obra consegue passar o real sentimento do caos, pois, é assim que o mundo está: um caos.

martha-04

Nesta coletânea publicada pela Devir, você pode conferir histórias longas, curtas e até a edição especial do aniversário de Martha, e um tocante encontro em homenagem a lenda Jack Kirby.

imagem-destaque-site-1-1-780x654

Editora : Devir Livraria
1ª edição (10 abril 2021)
Idioma : Português
Capa dura : 608 páginas
Dimensões : 19 x 4.5 x 28 cm

Por Priscila Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s