Neste ano de 2021 é a vez da da super-heroína, guerreira e princesa de Themyscira fazer celebrar seus 80 anos, a personagem da Mulher Maravilha criada pelo escritor norte-americano William Moulton Marston e co-criada e inspirada em sua esposa, a advogada Elizabeth Marston e desenhada por Harry G. Peter, em que teve sua primeira aventura publicada na revista All Star Comics #8 de dezembro de 1941, alcançando um grande sucesso em que a heroina acabou ganhando sua própria revista em janeiro de 1942.
Originalmente a história da Mulher Maravilha, ela é de uma super-heroína guerreira de origem greco-romana, alter ego da Princesa Diana de Themyscira, ilha oculta, também conhecida como Ilha Paraíso, local da civilização de amazonas, como as figuras da lenda grega-romana. Como emissária de Themyscira para o Mundo do Homem, assume o pseudônimo de Diana Prince, identidade secreta que ela adotou para se aproximar da humanidade no Universo DC. Entre os super-heróis, ela era a mulher independente, não menina.
Sua história sofreu algumas alterações ao decorrer do tempo, com retcons, reboots e novas origens, mas apesar das diferentes origens e de todos os uniformes, é possível dizer que a essência da personagem permaneceu a mesma desde sua criação. Filha da Rainha Hipólita da civilização de amazonas da ilha paradisíaca Themysira, a Princesa Diana foi mandada como Mulher-Maravilha ao “mundo dos homens” para propagar a paz, sendo a defensora da verdade e da vida na luta entre os homens e o firmamento, entre os mortais e os deuses. Possuindo habilidades super-humanas e seu laço da verdade e os braceletes da vitória.
Na chamada “Era de Ouro dos heróis”, ela se tornou um sinônimo de mulher poderosa e uma das mais poderosas defensoras da paz e da igualdade, fazendo parte da Santíssima Trindade da DC Comics e muitas vezes funciona como o equilíbrio entre os extremos de O Ultimo Filho De Krypton e O Cavaleiro de Gotham.
Na Era de Prata, até então filha única da rainha, descobre ter uma irmã gêmea chamada Núbia, origem apagada em Crises nas Infinitas Terras. No final de 2011, quando a DC promoveu um grande reboot de sua cronologia dentro da fase que foi chamada de Os Novos 52, passa ser filha de Zeus, o deus dos deuses greco-romana, e Jasão passa a ser seu irmão gêmeo, origem questionada na fase Renascimento. Como um dos super-heróis mais famosos do mundo e é a personagem feminina mais famosa entre eles.
Mas, seu diferencial perante as demais heroínas é que ela não tem um super-herói masculino como Supergirl e Batgirl, nem foi criada para ser o interesse de amor de um super-herói masculino Mulher-Gavião, Miss Marvel, Bulletgirl, Batwoman, parente como Mary Marvel, Mulher-Hulk, token de equipe como Mulher-Invisível e Garota Marvel ou femme fatale como Mulher-Gato e a Viúva Negra).
Por isso a Mulher Maravilha é uma das heroínas mais conhecidas e inspiradas nestes últimos 80 anos, apesar da primeira live-action sair só em 2017, a super-heroína sempre foi lembrada por sua bravura, força e poder de igualdade, pois ela utiliza do feminismo em prol a concordância entre os povos e não querer ser superior à ninguém.
Por isso, que a sexta edição do Santos Film Fest em parceria com a historiadora Liliam Tavares está organizando na cidade de Santos, a exposição “Mulher-Maravilha 80 Anos”, em uma mostra que trará a trajetória da Princesa Amazona nas telinhas e telonas, apresentando curiosidades, dados históricos da heroina.
Assim como as exposições anteriores dos 80 anos do Superman e do Batman, que rendeu mais de 4 mil visitantes e noticiada nacionalmente perante grandes veículos, o Festival Internacional de Cinema de Santos abriu nesta terça-feira (22) a sexta edição da mostra com curadoria da da historiadora Lilliam Tavares, e montagem dela com a diretora do festival, Paula Azenha.
A exposição será realizada excepcionalmente de maneira virtual por conta da pandemia, podendo ser acessado virtualmente pelo link do site ArtSteps desde o dia 22 de junho a noite, e o o internauta encontra informações desde a origem da personagem, passando por informações históricas e curiosidades em todas as duas adaptações para o audiovisual, em animações, séries, TV e cinema.
A mostra que começou dia 22 de junho vai até a próxima terça-feira (29) e contará com mais de 90 filmes do Brasil e do exterior e vinte atividades formativas, entre palestras, bate-papos, workshops, em uma exposição virtual – Mulher-Maravilha 80 Anos – Trajetória da Princesa Amazona nas Telinhas e Telonas, totalmente gratuita e acessível ao público fãs da personagem. O acervo conta com uma coleção pessoal da historiadora, composta por mais de 300 itens da Mulher Maravilha.
Ficha técnica da exposição:
Mulher-Maravilha 80 Anos – Trajetória da Princesa Amazona nas Telinhas e Telonas
Coordenação: André Azenha e Paula Azenha (Santos Film Fest)
Curadoria e pesquisa: Lilliam Tavares
Montagem: Paula Azenha
Revisão: André Azenha