Cinema para todos – Prefeitura de São Paulo cria projeto para socializar o acesso ao cinema nas regiões paulista

CEU-Butant-Foto-Sylvia-Masini-4-1

O Circuito Spcine é uma rede de salas de cinema da Prefeitura de São Paulo, que tem o intuito de democratizar o acesso ao cinema e garantir mais telas para a produção nacional. São diversos espaços presentes, sobretudo, em bairros não atendidos pelas salas comercias, com equipamentos de ponta para garantir qualidade de som e imagem.

O projeto oferece uma experiência total do cinema, com projetores digitais de alta tecnologia e programação regular e de qualidade. Há espaço para filmes de todos os gêneros e formatos, do infantil ao terror, do autoral ao blockbuster.

A periodicidade das sessões vai de três a seis vezes por semana, em um complexo de exibição de 20 espaços, cinco em equipamentos culturais de São Paulo e 15 em Centros Educacionais Unificados (CEUs), e tem o objetivo de democratizar o acesso da população ao entretenimento audiovisual, expandindo a barreira geográfica do centro expandido em direção a todas as regiões da capital paulista.

17a59735748669-58766b5923920

A criação do Circuito surgiu de um quadro de exclusão socioeconômica, tendo a distância e o preço do ingresso como fatores mais relevantes. Essas pesquisas serviram como base de comparação. De acordo com um estudo de 2014, 10% da população paulistana nunca foi ao cinema, ao considerar a renda, o percentual sobe para 30% nas classes D e E. O lado positivo do projeto é que o público tem o cinema perto de casa e de graça. Nos centros culturais, o bilhete tem um preço popular, que vai até R$ 4,00.

A Spcine também considerou o Índice de Habitantes por Cinema (IHC) no Brasil, levantado pela Ancine (Agência Nacional do Cinema). Em 2013, o IHC girou em torno de 75 mil habitantes por sala, número ainda distante de outros países, como a Argentina, que registrou em 2012 um IHC de 51 mil habitantes por sala; México, com aproximadamente 21 mil habitantes/sala; e a França, com cerca de 11 mil habitantes/sala.

São filmes de todos os gêneros, mas com preço acessível, mas com a mesmo tecnologia das cinemas comerciais, que levando essa experiência para as classes mais baixas, assim propagando a cultura para todas as regiões da capital paulista, na qual é apresentada semanalmente em semanalmente uma programação repleta de filmes nacionais e internacionais. Essa programação conta com aproximadamente 200 sessões semanais.

Para mais informações acesse o endereço abaixo:

Circuito Spcine

Por Priscila Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s