31 de Outubro vai ter muita travessura e diversão com o perneta mais sagaz do folclore brasileiro

saci-perere-og

Dia 22 de Agosto é comemorado o Dia do Folclore, mas um personagem em questão, ficou tão marcante na cultura popular nacional, que ganhou uma data só para ele, este é o Saci.

Desde 2003, um projeto de lei proposto por Aldo Rabelo, elaborado pelo deputado federal Chico Alencar e pela vereadora Ângela Guadagnin, visou uma lei com o propósito de resgatar as figuras do folclore brasileiro, enaltecendo as lendas culturais do Brasil. Apesar de se popularizar como uma contrapartida ao Halloween, uma tradição celta celebrada nos Estados Unidos, mas popularizada no mundo inteiro.

Thumb-Saci-e-halloween

O Saci tem sua origem presumida entre os indígenas da Regiões das Missões, no sul do país, e posteriormente se popularizou por todo o território brasileiro, mas uma dos motivos dessas grandes popularização se deu graças ao autor Monteiro Lobato, e o seu Sítio do Pica-Pau Amarelo, em que um menino perneta, com um corro na cabeça que vivia aprontando com os moradores do sítio, principalmente com a cozinheira Dona Anastácia e o Seu Barnabé, aonde o Saci faia suas travessuras perversas, quais ele se divertia muito, apesar de deixar todos com o cabelo em pé.

image

O personagem é um grande protetor das florestas brasileira, aparecendo sempre quando sente qualquer sinal de perigo para assustar e espantar os viajantes noturnos com seus assovios agudos e difíceis de serem localizados. Além de ser guardião das ervas e das plantas medicinais, um genuíno farmacêutico das matas, ele sabe usar técnicas ímpares para preparar diferentes medicações utilizando as plantas, mas ele está sempre atento a todas as pessoas que tentam pegar seu sua autorização, fazendo-as se confundir.

saci-emilia

As lendas diz que para capturar um Saci você deve arremessar uma peneira nos redemoinhos de vento, assim poderá capturá-lo, mas não pode esquecer de tirar seu gorro e o prender em uma garrafa, mas que o travesso não escape.

Saci-perere-1-1280x720

Sem dúvida, esse personagem além de travesso, ele é um guardador das matas e um brincalhão, que mesmo aprontando as suas, ele faz por diversão, sem visar atingir ninguém diretamente – a não ser que seja esteja maltratando o ecossistema -, ele é apenas um menino que só quer se divertir e sair logo de fininho, em forma de redemoinho, para que não seja encontrado tão facilmente.

por Patrícia Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s