O músico Rafael Beibi une duas paixões com a banda Beatles Cordel

51304236-2169095446473876-7437237658348158976-n

Quando a música é boa, pode unir com qualquer estilo que da sucesso, como a vontade que o cantor Rafael Beibi teve, em juntar suas duas grandes paixões, a música nordestina e Beatles, na qual ele é bastante fã. A ideia do músico começou em 2019, quando o projeto começou a dar seu ar da graça, em que ele convidou Matheus Tagliatti, Rafa Virgulino, Alysson Salvador e Guegué Medeiros, e o ator Giovani Bruno, para começar os ensaios desse show musical com algumas intervenções teatrais. Assim, a banda pegou a estrada e fez os primeiros shows do Beatles Cordel ainda em 2019, parando em 2020 devido à pandemia.

A carreira toda de Beibi, foi tocar e cantar o forró pé de serra, e a influência de Beatles que está presente em sua vida desde a infância, deixou uma mistura inerente e algo de novo que faltava em sua vida, que assim ele consegue agregar à diversos estilos, em uma só a mistura em si deixava a sensação de algo faltando.

Além de Rafael Beibi, a trupe é composta por Rafa Virgulino na sanfona, Guegué Medeiros na bateria e percussão, Matheus Tagliatti no contrabaixo, Alysson Salvador na viola e Giovani Bruno como Seu Quité. Todos os integrantes da banda têm uma bagagem significativa na música nordestina, seja tocando Brasil e mundo afora, compondo, gravando e produzindo nessa linguagem. No repertório “Come Together”, “Let It Be” e “Strawberry Fields Forever”, “Day Tripper”, “Help”, “Love me Do”, entre outras canções, passeando por xotes, maracatus, baiões, frevos e cirandas, as adaptações das músicas acontecem com fluidez, sem descaracterizar ou perder o sentimento do Fab Four.

A cada apresentação aparece o personagem criado por Rafael, o Seu Quité, um um poeta matuto nordestino que vive sozinho no meio do sertão e tem como sua única companhia um radinho de pilha. Um dia Seu Quité acha nesse rádio, quase como mágica, uma estação que só toca Beatles, e instantaneamente se apaixona pela banda; porém, não faz ideia de quem ou como são os Beatles.

249226014-4619336144783115-6628233602108137852-n

Para Seu Quité tudo o que ele ouve é forró, ele logo quer saber “de onde ​veio esse forró doido cantado em estrangeiro” e assim, a banda ganha vida no palco através da imaginação desse personagem, que vai descobrindo os garotos de Liverpool e dividindo suas indagações com o público. Entre uma canção e outra, a poesia entre em cena na voz de Giovani Bruno, interpretando Seu Quité, e Rafael Beibi, que interpreta “John Lennon da zabumba”, ou João Eleno, como Seu Quité prefere chamá-lo.

Os textos do espetáculo são repletos de referências a personagens, letras de músicas e histórias do universo dos Beatles, como o próprio Seu Quité, que faz referência ao personagem da música “Being For The Benefit of Mr. Kite” do álbum “Sargent Pepper´s Lonely Hearts Club Band”, álbum esse que também inspira os figurinos, que são baseados nas roupas de banda marcial dos Beatles, misturando com elementos de vestimentas do cangaço e do vaqueiro nordestino.

52948718-2213478652035555-2047822681402769408-n

A banda está em turnê pelo Brasil, espalhando o forró pé de ferra e as canções poéticas dos Beatles em forma do bom e velho cordel brasileiro, o primeiro disco leva o nome homônimo de Beatles Cordel, lançado em maio de 2021, e traz oito releituras da canções dos rapazes de Liverpool, além de alguns textos do show e outros exclusivos para álbum. O álbum conta com as participações especiais de Lucy Alves, Zé Pitoco, Bruno Lins e Sapopemba, o disco tem sido um sucesso aclamado pela crítica e pelo público.

Nesta semana, a banda Beatles Cordel se apresenta nesta quarta-feira (23), no Centro Cultural Fiesp, em um show gratuito, em um espetáculo que faz sua imaginação brincar e entrar no universo paralelo onde a música, poesia e teatro se unem para reviver clássicos da banda inglesa, que faz sucesso até hoje, depois de mais de 50 anos separados.

Para conhecer mais a banda Beatles Cordel, acesse os endereços abaixo:

Site | Facebook | Instagram | Youtube

Por Priscila Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s