Boneca Russa é um drama cômico qual a primeira temporada chegou ao streaming da Netflix em 2019. A trama mostra a rotina de uma mulher, Nadia Vulvokov (Natasha Lyonne), que vive um loop temporal ao morrer várias vezes e reaparecer sempre no mesmo lugar, até que ela sai a caça para descobrir o que está acontecendo, até que conhece Alan Zaveri (Charlie Barnett), que vive exatamente a mesma situação, mas num evento distinto.
Então, seguem juntos desvendar tal mistério deste jogo repetido de vivo e morto do qual procede regularmente em suas vidas, transformando o mundo ao redor um caos horrendo e perturbador, com alterações constantes aonde Nadia e Alan deverão prestar muita atenção nos detalhes ao redor, para poder acabar com este loop.
A primeira temporada, apesar de ser um pouco complexa ao entendimento de primeira vista, foi bastante acalmada pela crítica e o público, recebendo quatro indicações ao Primetime Emmy Award, incluindo Melhor Série de Comédia e Melhor Atriz numa Série de Comédia.
Já a segunda temporada, que chegou ao canal em 2022, confunde ainda mais a cabeça do público, já que nossos protagonistas não apenas revive acontecimentos atuais, mas são levados ao passado, enquanto Nadia reencontra com sua mãe e posteriormente com a avó em tempos atrás, Alan, retorna a 1960, e te um encontro surpreendente com sua avó, e eles terão de superar as adversidade e encontrar a saída eminente desta viagem no tempo confusa e desconexa, repleta de emoção, aventuras e diversão, em reviver um longínquo tempo quando eles nem eram nascidos.
Boneca Russa é uma série envolta e profunda, criada por Natasha Lyonne – que também interpreta Nadia -, Amy Poehler e Leslye Headland, vai trazer um reflexão significativa sobre alguns acontecimentos que podem ser primordiais – ou não – para o desenvolvimento futuro que seguirá, com as escolhas do passado, levando em conta a precisão dos fatos e os acontecimentos recorrentes que conectam precisamente com o encaixe na narrativa, finalizando com precisão e bom senso.
A cocriadora da série até brincou em entrevista à Variety, que já tem até ideias para a sequência de Boneca Russa, com uma continuidade ao longo dos anos em conexão com os acontecimentos anteriores; “Há uma ideia cozinhando na minha mente para a 3ª temporada. Seria muito divertido se essa série se tornasse uma daquelas em que se passam cinco anos desde a última temporada e os criadores de repente dizem: ‘Não, espera aí! Temos uma ideia nova agora!’”.
Além de Natasha e Charlie, a série ainda apresenta Greta Lee, Yul Vazquez, Elizabeth Ashley, Kate Jennings e Brooke Timber como Nadia (criança) no elenco. E as duas primeiras temporadas da série encontra-se disponíveis no streaming da Netflix.