Hellraiser é aquela franquia que escorrega pelo excesso ao tentar levantar diversos temas dentro dos filmes sem desenvolver nenhum, apesar disso, é uma marca com bastante apelo por entregar um terror gore e profano sem medo ou remorso. O trailer novo traz bastante informações sobre a ambientação dessa nova trama, ao mostrar os cenobitas tão cruéis quanto em outros capítulos dessa franquia.
O primeiro filme dessa saga foi lançado em 1987, e focava no terror e fantasia ao apresentar um grupo de jovens em busca de prazer e diversão, quando um deles acaba por manipular um cubo misterioso capaz de levá-lo a outra dimensão, onde lá, encontram os cenobitas, criaturas de imagem deformadas que fazem uso de diversos meios para torturar e mutilar suas vítimas.
Com direção de David Bruckner, e roteiro de Clive Barker e David S.Goyer, e distribuição através do serviço de streaming da plataforma de vídeo da Hulu.
O novo Hellraiser vai mostrar um jovem tentando resolver uma caixa enigmática responsável pelo desaparecimento do irmão dele, para isso ele vai enfrentar as forças sobrenaturais envolvidas no objeto. A base para formar essa nova trama, que inclusive, teve um filme com críticas bem negativas lançado em 2020, é o livro do escritor inglês, Clive Barker, chamado de The Hellbound Heart.
O primeiro filme dessa saga é lembrado com bastante nostalgia por ser o mais fiel ao conteúdo original, diferente das outras nove continuações que são consideradas de gosto duvidoso por apresentar uma trama rasa e sem lógica.
Apesar das constantes reclamações sobre essa questão, o novo filme promete mergulhar a fundo dentro do universo para trazer da melhor forma possível uma trama com fidelidade e nostalgia. Isso é mostrado durante o trailer quando o personagem principal tem o primeiro contato com a caixa que o leva para outra dimensão, fazendo ele conhecer as criaturas que se alimentam do medo e desespero das vítimas torturadas e mutiladas dentro daquele universo.
Outra coisa bem aproveitada neste novo filme é a caracterização dos cenobitas, os filmes anteriores mostravam sempre um cenobita de aspecto com traços masculinos, quanto nos livros é descrito uma criatura com formas mais femininas, o trailer apresenta exatamente dessa forma o novo cenobita, algo mais feminino e tão cruel quanto foi nos outros filmes da franquia no passado.
O diretor ao falar sobre a história e o lugar desse novo capítulo dentro da franquia, respondeu sobre ser indiferente o lugar do filme dentro do universo de Hellraiser, concluindo seu raciocínio dizendo estar feliz pela nova proposta, e direcionando o público a curtir a experiência com a nova ideia que o filme vai apresentar.
O filme deve chegar no Brasil pela plataforma de streaming da Star+ no dia 07 de outubro.
por Daniel Guimaraes