Os irmãos mais influentes dos quadrinhos marcam presença na CCXP 2022

91uz0-SNx-He-L

Fábio Moon é um dos quadrinistas brasileiros mais premiados da atualidade, junto com seu irmão gêmeo Gabriel Bá, ele já publicou seus trabalhos em diversos país como Estados Unidos, Itália e Espanha, além de ganhar muitos prêmios aqui no Brasil e ser contemplado com um Prêmio Eisner de quadrinhos em 2011. O primeiro trabalho notável de Fábio foi com seu irmão.

Juntos ele e Bá produziram a revista independente “10 Pãezinhos”, que chegou a 40 números, que lhes renderam muitos elogios. Depois disso já foram publicados cinco livros dos “10 pãezinhos”: “O Girassol e a Lua” (2000, Via Lettera), “Meu Coração, Não Sei Por Quê.” (2001, Via Lettera), “CRÍTICA” (2004, Devir), “Mesa para Dois” (2006, Devir) e “FANZINE” (2007, Devir).

22036974c905d0fd7f2098f3ab6b3a60

Além disso os irmãos também lançaram três revistas alternativa no Brasil – “ROCK’N’ROLL” (2004), em parceria com Bruno D’Angelo e Kako; “Um Dia, Uma Noite” (2006) e “5” (2007), em conjunto com a americana Becky Cloonan, o grego Vasilis Lolos e o gaúcho Rafael Grampá. Esta última revista ganhou o Eisner Award 2008 de melhor antologia, junto com a webcomic “Sugarshock”, escrita por Joss Whedon.

Pela Vertigo/DC, Moon e Bá lançaram a HQ Daytripper, minissérie em 10 edições, desenhada e escrita por eles e colorida por Dave Stewart. A obra recebeu dois prêmios em 2011. Eles também foram premiados no Prêmio Jabuti de “Melhor livro didático e paradidático de ensino fundamental ou médio“, com a obra “O Alienista” de Machado de Assis em versão quadrinhos.

dois-irmaos-hq-thumb

Anos mais tardes os irmãos já estavam bem conceituados na área, lançaram a HQ “Dois Irmãos”, baseada na obra homônima de Milton Hatoum, publicada no Brasil pelo selo Quadrinhos na Cia. da editora Companhia das Letras e nos Estados Unidos pela editora Dark Horse Comics, no ano seguinte, a obra ganhou um Eisner Award na categoria “melhor adaptação de outro meio“, o Harvey Award na categoria Melhor Edição Estadunidense de Material Estrangeiro e o Troféu HQ Mix na categoria “adaptação para os quadrinhos“.

Gabriel Bá também desenhou em parceria com o Gerald Way, vocalista da banda My Chemical Romance, a saga em quadrinhos The Umbrella Academy, que depois foi adaptada em live-action para o streaming da Netflix, a obra tem arte de Bá, com roteiro de Gerald e colorida por Dave Stewart, a série recebeu muitos elogios do público e da crítica e inclusive foi vencedora do Eisner.

Gabriel-B-e-F-bio-Moon

O artista também ilustrou a série BPRD: 1947, escrita por Mike Mignola e Josh Dysart, uma prancha dominical na Folha de S.Paulo, chamada “Quase Nada”, e uma página de Quadrinhos na revista mensal Época São Paulo. Além de adaptaram o conto How to Talk to Girls at Parties, de Neil Gaiman.

Agora mais um ano, os irmãos se preparam para serem destaque no maior Artists’ Valley do planeta, em uma retomada fenomenal na qual contará com um grande público e muitos fãs de quadrinhos esperando por estarem próximos de seus ídolos, e os irmãos Fábio e Gabriel irão marcar presença no festival participando de painéis, bate-papos e com mesas exclusivas no coração da comic-con.

162126389-120633656743975-1440407431192442307-n

Por Priscila Visconti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s