Começa nesta sexta-feira (4), a Festival de Cinema Italiano, que neste ano terão sessões online e presenciais acontecerá em 49 salas de 38 cidades brasileiras. O evento será gratuito, e terão filmes inéditos e retrospectiva destacando as musas do cinema italiano. O festival é uma iniciativa promovida pela Câmara de Comércio Italiana de São Paulo em colaboração com a Embaixada da Itália e a rede consular italiana no Brasil.
Nesta edição de 2022, o evento acontece entre os dias 04 de novembro e 04 de dezembro, com exibição de 33 longas, que estarão disponíveis no streaming em todo território nacional na plataforma acessada pelo site do Festival. Além é claro das sessões, tanto presenciais quanto on-line, são gratuitas. E, como no ano passado, o filme mais assistido receberá o Prêmio Pirelli de Cinema Italiano.
Dentre essas seleções contemporâneas destaca o melhor do cinema produzido na Itália nessa temporada, comtemplando uma diversidade de temas e formatos, exibidos em importantes festivais pelo mundo, além é claro do escolhido para representar Itália no Oscar 2023 NOSTALGIA, de Mario Martone, teve première mundial no Festival de Cannes, exibido na competição oficial, e com Pierfrancesco Favino, como protagonista, esse filme é o único que terá apenas sessões presenciais.
Durante o festival serão apresentados a animação YAYA E LENNIE: The Walking Liberty, Alessandro Rak; o drama I GIGANTI (Os gigantes), dirigido e protagonizado por Bonifacio Angius; e IL COLIBRÌ (O Colibri), de Francesca Archibugi, que também traz Pierfrancesco Favino, no elenco, junto com o famoso diretor, Nanni Moretti, que neste filme atua só como ator. Ainda na seleção de inéditos do Festival estão: L’OMBRA DEL GIORNO (A Sombra do Dia), de Giuseppe Piccioni, com Riccardo Scamarcio.
COMEDIANS, de Gabriele Salvatores; TOILET, dirigido e protagonizado por Gabriele Pignotta; HILL OF VISION – L’INCREDIBILE STORIA DI MARIO CAPECCHI (Hill of Vision – A Incrível História de Mario Capecchi), de Roberto Faenza; (IM)PERFETTI CRIMINALI ((Im) Perfeitos Criminosos), de Alessio Maria Federici; GHIACCIO (Gelo), de Fabrizio Moro e Alessio De Leonardis; SETTEMBRE (Setembro), de Giulia Louise Steigerwalt; PRIMA DI ANDARE VIA (Antes de Partir), de Massimo Cappelli; e I FRATELLI DE FILIPPO (Os Irmãos De Filippo), de Sergio Rubini, vencedor em 2022 do David di Donatello de melhor trilha sonora.
Na noite de abertura do Festival do Cinema Italiano, que aconteceu nesta quinta-feira (3), no Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer, foi exibido o premiado “I Fratelli De Filippo” (“Os Irmãos De Filippo”), de Sergio Rubini, vencedor em 2022 do David di Donatello de melhor trilha sonora. O longa traz Giancarlo Giannini, no elenco, no papel do famoso comediante Eduardo Scarpetta. A trama se passa na Nápoles do começo do século passado, e conta a história dos músicos da família De Filippo, que transformaram uma ferida pessoal em arte.
O Embaixador da Itália no Brasil, Francesco Azzarello estava presente, abrindo o festival para o público presente de uma platéia de convidados e jornalistas, mediado pela atriz Mariana Ximenes. Neste ano a novidade da mostra é a parceria com a ANICA (Associação Italiana das Indústrias Cinematográficas Audiovisuais), pela primeira vez, o Festival apresenta ITALIAN SCREENS, com o objetivo de promover o cinema e o intercâmbio cinematográfico entre o Brasil e a Itália, através de incentivos para a distribuição de filmes italianos.
O cinema italiano vendo ganhando notoriedade para sétima arte mundial, com sua variação em temas e linguagens, desde as grandes produções até os novos diretores e o cinema independente. O Festival do Cinema Italiano é a prova desse sucesso, que mostrará grandes clássicos, novidades e as musas do cinema, levando o espectador para uma viagem à Itália através de suas produções.
Mais informações acesse o enederços abaixo: