Acaba de lançar no Catarse o financiamento coletivo de mais uma Gibiteca no Brasil, a iniciativa é da Gibiteca no Centro de Convívio Luizinha e da Guilda dos Quadrinhos e tem o objetivo de democratizar o acesso à cultura e ao conhecimento, buscando oferecer atividades culturais e educacionais gratuitas para a comunidade da Vila Atlântida em Montes Claros, Minas Gerais.
Além do coletivo de quadrinistas mineiros, buscar promover ainda mais a produção e a divulgação de quadrinhos norte-mineiro, através da internet, além de apoiar para que essas atividades continuem a beneficiar a comunidade local e incentivar a produção cultural independente e regional.
A Gibiteca – Cutia, nome dado ao projeto, irá popularizar o acesso à cultura e à leitura de quadrinhos, assim fomentando a produção ainda mais dos quadrinhos locais e nacionais, além de promover a diversidade cultural, incentivando na criação de uma gibiteca pública em um espaço comunitário, que estará aberto a toda a população.
A Gibiteca será um espaço dinâmico, com atividades de leitura em grupo, debates sobre a sociedade tomando os quadrinhos como ponto de partida, produção de quadrinhos locais e nacionais, entre outras ações que buscam integrar a comunidade e tornar o espaço do centro de convívio ainda mais rico em cultura. Proporcionando todo acesso e qualidade de um acervo de quadrinhos, com diversas atividades para ajudar na reflexão crítica e na produção de quadrinhos pelos próprios moradores.
Para que este projeto se torne realidade, o coletivo está com um financiamento coletivo no Catarse para arrecadar os recursos necessários para adquirir o acervo de quadrinhos e materiais para a a criação da Gibiteca – Cutia. Por isso, o financiamento é de suma importância para que essa iniciativa seja concretizada e mais o país possa ter mais um espaço de cultura e lazer para a população.
Para mais informações sobre o projeto e o coletivo Guilda dos Quadrinhos, acesse os endereços abaixo:
Telefone: (38) 99239-9232