Todo dia 4 de maio é celebrado pelos fãs de Star Wars, o Dia Star Wars é uma data que celebra todas as produções criadas por George Lucas, considerado um feriado pelos admiradores da saga, que honra a cultura dos filmes. O Dia de Star Wars por causa da popularidade de um trocadilho com o modo de chamar esse dia em inglês – a frase “May the Force be with you” (em português, “Que a Força esteja com Você”), é uma citação famosa e muito falada nos longas.
Os fãs comumente dizem “May the fourth be with you” (em português, “Quatro de maio esteja com você”) neste dia. Com isso, pode-se notar que o trocadilho apenas funciona em inglês, ficando sem sentido em português, mas ainda assim, data se espalhou rapidamente rapidamente devido às celebrações na internet e mídias sociais.
A primeira celebração aconteceram em Toronto, Ontário, no Cinema Subterrâneo de Toronto, na qual as festividades incluíram um Game Show de Trivia sobre a Trilogia Original; um concurso de fantasias com os juri composto por celebridades; e a exibição em tela grande dos melhores filmes, mash-ups, paródias, e remixes da web. Mas há quem se engane que os fãs de Star Wars celebram só no dia 4 de maio.
O Conselho da Cidade de Los Angeles, declarou o dia 25 de maio, como o Dia de Star Wars, para homenagear à data de lançamento de Star Wars – Episódio IV: Uma Nova Esperança, de 1977, sendo uma iniciativa separada ao se observar que o Dia do Orgulho Nerd em 25 de maio, é baseado na conexão e laços de Star Wars com o O Guia do Mochileiro das Galáxias e Discworld.
Para celebrar o Dia de Star Wars, a Panini Comics Brasil divulgou dois títulos para comemorar a data e acompanhar a nova temporada de Mandaloriano, que ambos os lançamentos já estão disponíveis nas livrarias e bancas.
O primeiro é STAR WARS – O MANDALORIANO VOL 1, uma adaptação para os quadrinhos da primeira temporada da série de TV da Disney+. A trama segue com Din Djarin, o caçador de recompensa conhecido como O Mandaloriano, que aceita a missão de rastrear um alvo misterioso de um cliente que já pertece ao Império, e que oferece ao mercenário um pagamente em Beskar, um metal raro e valioso.
Mas ao ir ao local, Djarin vê uma criatura pequena, verde e adorável, na qual ele à chama de A Criança e tudo muda em sua vida, quem assistiu a série, sabe o que acontece com O Mandaloriano e todas as consequências, dramas e aventuras que passou para ficar com A Criança, que ele descobre que seu nome verdadeiro é Grogu.
A revista foi lançado em 2022 e conta com quatro exemplares, com texto do Rodney Barnes e a arte de George Jeanty, uma HQ colorida com 136 páginas, com lombada brochura e uma arte impecável como as imagens mostradas nas cenas pós-créditos do seriado da Disney+, e o preço está por R$ 39,90.
Já a segunda opção é STAR WARS – HAN SOLO: CADETE IMPERIAL, uma aventura inédita do jovem Han Solo, na qual o mostra um ladrão, habituado aos caos dos perrengues da rua. O jovem Solo sonha em se tornar piloto, e a Marinha Imperial o obriga a ingressar, porém ele não se dá muito bem e acaba não se alistando, pois ele percebe que talvez não sobreviva nem mesmo ao treinamento básico.
Então, depois de uma sequência de eventos que conduz à sua prisão, Han Solo recebe uma derradeira chance na escola de aviação. Uma história cheia de aventuras, na qual um misterioso rival, saído das páginas clássicas dos quadrinhos de Star Wars, vai entrar em cena para um combate de verdade pela primeira vez, só que um pouco de diversão num cassino pode se revelar uma jogada ainda mais perigosa.
Star Wars – Han Solo: Imperial Cadet, conta com cinco exemplares e Star Wars: Beckett é recém lançada, mas ambos foram lançados neste ano de 2022, e conta com o roteiro de Robbie Thompson e arte do Leonard Kirk, uma obra de 152 e uma acabamento de brochura, que já está disponível no site da Panini Comics Brasil por R$ 44,90.
“May the Force be with you” or “May the fourth be with you”