O novo filme sequência do aclamado Bird Box lançado em 2018, Bird Box Barcelona, já está disponível na plataforma de streaming da Netflix, para quem quiser conhecer mais do universo. No entanto, a produção nova parece ter passado despercebido pelo grande público.
Bird Box Barcelona vai introduzir a forma como a cidade e os cidadãos agiram com a invasão na Europa, focando em um pai indo buscar a filha na escola enquanto tenta enteder e sobreviver. A perda da esposa em meio ao caos na cidade depois da invasão o obriga a cuidar da filha sozinho por um longo período, ao mesmo tempo que revela o momento em que ele a perde de maneira trágica por conta de uma nova ameaça.
A produção é novamente assertiva dentro da proposta que funcionou no primeiro filme, deixando sempre aquela sensação de medo e pânico por conta da ideia subentendida das criaturas pelas quais quem vê acaba se matando. Isso aqui tem uma nova proposta interligada a outra ameaça igualmente mortal, os humanos simpatizantes das criaturas chamados de videntes.
O protagonista, Sebastian, interpretado por Mario Casas, têm uma missão bem incomum diante de toda situação envolvendo os sobreviventes pós primeiro momento, isso porque diante de tamanha urgência de encontrar maneiras de sobreviver, ele vive um eterno luto pela perda da filha, e isso é mostrado de maneira sorrateira pela direção evidenciando que talvez esse homem perdido nas ruas de Barcelona não seja alguém confiável.
Filme sequencial dentro desse gênero caminha para colocar o homem como sendo a maior ameaça diante do caos estabelecido, isso dempre funciona. Em Bird Box Barcelona não é diferente, assim como em parte do filme anterior não era, isso porque há maneiras de sobreviver aos ataques desde que permaneça sem ver as criaturas, com isso, a direção precisa encontrar uma forma de tornar a ameaça maior.
Neste caso, o roteiro e direção optou novamente em criar afeto pelo protagonista usando lembranças do passado, ou seja, flashback. Dessa forma, cria algum tipo de empatia pela história que vai sendo desenhada de forma simples porém com pitadas de segredos envolvendo o próprio protagonista. Em Bird Box Barcelona é estabelecido outros perigos além da criatura, deixando a trama mais robusta e interessante envolvendo uma seita simpática aos monstros.
O ponto alto aqui é a forma como os sobreviventes tem uma ideia para executar a partir de uma amostra interessante estabelecida apenas no final do filme. Dando uma leve impressão de expansão de universo e enfrentamento do problema a partir de estudos do comportamento da criatura, assim como, dos chamados videntes, homens capazes de conseguir andar pelas ruas sem perigo algum devido o controle mental da criatura.
Na soma geral, Bird Box Barcelona, é um filme bem comum de continuação, quase uma passagem para algo maior no futuro caso tenha uma terceira parte. Não mostra tanto mais revela o caminho pela qual a história vai enveredar, dando os devidos pontos para criar no público um questionamento a partir da amostra de como os sobreviventes podem enfrentar a criatura e seus aliados no futuro, colocando esperança em um mundo novamente normal.
por Daniel Guimaraes




