Oppenheimer – Uma obra complexa, densa, de impacto e comoção eminente do início ao fim

oppenheimer-blog-1689675588032

Christopher Nolan é famoso por sensibilizar, comover e impactar em suas produções cinematográficas, sempre intensas e idôneas o diretor mostra com plena veemência temas significativos, envolto a moralidade humana, ética e sociológica, buscando a sutileza e o lado humano, em tragédias cruciais e impetuosas, com cenas impactantes e viscerais, que prendem o espectador do início ao fim.

i664606

Assim, o diretor traduziu em seu novo drama Oppenheimer, baseado na biografia de J. Robert Oppeheimer, ‘America Prometheus’, o longa-metragem têm a premissa de apresentar uma obra categórica e envolvente, sobre as relações de poder, ciências, política, dominada pela ganância e a empáfia da humanidade, sob uma guerra árdua sem glórias, e muito sangue e mortes, com uma dizimação eminente nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, além de resistir o longo conflito de EUA e URSS, em uma disputa de soberania e superioridade.

nuclear-test

Oppenheimer mostra com plena particularidade o começo do desenvolvimento da bomba que pode ter cessado a Segunda Guerra Mundial, mas também aniquilou as cidades japonesas. Representado em uma biografia que traz a frente da cena um visionário, intitulado como “o pai da bomba atômica”, que apenas visava o final da guerra e o fim do nazismo no mundo, mas acabou carregando a morte de milhares de vítimas em um bombardeio histórico e destrutivo, em Agosto de 1945.

Oppenheimer-3-800x480

Essa, é uma obra intensa, densa e expressiva, que ao longo de seus 189 minutos, prende o público na cadeira, envolvido precisamente neste drama desconcertante, sobre um drama grandioso de um dos maiores projetos criados pelo homem, que colocou a humanidade toda em risco em busca de sua invenção catastrófica e decisiva, traduzido à grandes telas em uma narrativa absorta, que conecta cada cena em uma trama concludente e admirável, além das performances excepcionais de um casting extraordinário, estrelado por Cillian Murphy, como o protagonista J. Robert Oppenheimer, mostrando total eloquência compostura com suas interpretações insignes magnéticas. O filme ainda contou com Emily Blunt, Matt Damon, Robert Downey Jr., Florence Pugh e Rami Malek para qualificar ainda mais a sintonia do elenco com a obra.

i770010

Outro ponto fundamental no filme, que apesar de não ser um musical, são os efeitos sonoros e a sua trilha, que foram totalmente precisos e comoventes, para envolver os espectadores em uma intensa sinergia com as cenas apresentadas, dando evidência específica às fotografias, singulares e apreciáveis na narrativa, em uma conjunção sublime e transformadora.

oppenheimer-1200

Em suma, Oppenheimer vai além de um conflito catastrófico mundial, e sim, apresenta uma obra engajado sobre um grupo de cientistas e militares que estava por trás da convicção de uma arma destrutiva, acreditando no final da guerra, mas sem compreensão dos reais anseios perversos que os governantes tinham, em uma comoção veemente, sólida e perturbadora, de um projeto mortífero e assustador, que causou umas das maiores catástrofes projetada pelo homem no Planeta.

E quem puder assistir o filme em IMAX, irá sentir uma vibração mais comovente da produção, em uma vivacidade significativa em uma tela ampla e resolutiva, que trará mais veracidade aos acontecimentos envoltos a cada cena deste filme audacioso, inventivo e profundo, de uma sensibilidade singular e impacto visceral.

por Patrícia Visconti

Deixe um comentário