Aconteceu nessa semana, a 15ª edição da maior feira de tecnologia da América Latina, a Campus Party Brasil, que esse ano, apesar de menor, estava mais inclusiva e em prol as comunidades presentes, na qual os campuseiros e visitantes puderam sentir mais a vontade, com a essência do evento de anos atrás, focando nas palestras, projetos e grupos em prol a ciências, tecnologia e empreendedorismo e cultura maker, para aproximando comunidade dessas distintas áreas do conhecimento.
A CPBR25 começou no dia 25 e foi até o dia 30 de julho, sendo um sucesso absoluto de público, reunindo ao todo mais de 100 mil pessoas que passaram pelo evento, e mais de 25 mil campuseiros, na Arena, além da presença das crianças e adolescentes das redes municipais e estaduais de São Paulo, que foram nove mil estudantes que vivenciaram um pouco da experiência da Campus Party, participando de oficinas, palestras e se divertindo nos games e claro acompanhando as batalhas de robôs, uma das atrações mais exitosas da feira.
Diversas competições fizeram parte dessa 15ª edição da CPBR, como do Printer Chef, em uma disputa gastronômica na qual os participantes criaram pratos utilizando alimentos produzidos em impressora 3D, que a grande campeã foi a Giovanna Coradinni, que havia conquistado a vaga na CPGoiás. Teve também os Hackathons, que este ano foram realizados em formato hibrido-presencial e online, com palestras e mentorias. Mas a novidade desta 15ª edição foi a Campus Party Fashion Tech, que foi um desafio de moda com produção e exposição de roupas tecnológicas e wearless.
Ao longo dos seis dias, os palcos da Campus Party Brasil receberam nomes como Lucy Hawking, Cid Cidoso (Não Salvo), Ricardo Cappra, Aline Deparis, Nick Vidal, Delmir Peixoto, Nyvi Estephan, Tawna, Isadora Basile, Bruno Sartori, Tanya O’ Callaghan, Derrick Green, entre outros. Havia uma exposição de vídeo games antigos, contando sobre a evolução dos emuladores até os consoles atuais.
Competições em grupos e individuais de diversos jogos, como Counter-Strike, Just Dance, entre outros. Muita cultura e diversão foi marcado nesta CPBR15 no palco Meta Geek, com muita música temática de filmes, séries e animes, que levantaram o público, além das palestras com dubladores, influenciadores, concursos de K-Pop, cosplays e painéis sobre jogos Web3.
Muitas atrações passaram pela CPBR 2023, sendo um verdadeiro sucesso de público e engajamento, motivando e introduzindo a sociedade nas ciências, tecnologia e na engenharia robótica, para assim empoderá-los para um mundo digital, estimulando a imaginação, fortalecendo a autoconfiança e inspirando o futuro da tecnologia no país.
Mas para quem pensa que a Campus Party acabou este ano, em outubro tem mais, com a primeira edição da CP Amazonas, que acontece entre os dias 11 a 15, no Centro de Convenções Studios 5, em Manaus e os ingressos já estão disponíveis no site oficial da CPBR.
por Priscila Visconti








