Evandro Aléssio retrata fatos históricos brasileiro aos campos de concentração nazistas

Gilherme-Bergamini

O autor de dupla nacionalidade mineira Evandro Aléssio, faz parte da Academia Barbacenense de Letras, além de escrever diversos como “Inteligência Alimentar”, “A Energia do Silêncio”, “O poeta de Gastropinelândia”, além de ter participado de diversas coletâneas literárias, estreou no gênero romance com a obra “PIN”, livro adotado por várias escolas do ensino fundamental e médio. “A Menina e o Trem” é seu mais recente título.

ua32787

A Menina e o Trem é um obra que resgata um dos momentos mais sombrios do Brasil, a tragédia do Hospital Colônia de Barbacena, o maior manicômio do país, onde menos de 60 mil pessoas perderam a vida em quase nove décadas. O local ainda é considerado por muitos como a “Cidade dos Loucos”, o escritor Evandro Aléssio envolve os leitores em um livro de suspense, mas também apresenta fatos que inspiraram várias passagens e personagens da ficção.

ua32787v

A trama se passa entre os anos de 1975 e 1979, quando a jovem Júlia, filha do fazendeiro rico de uma pequena cidade do interior de Minas Gerais é atormentada por sonhos com trens nazistas. A garota começa namorar um camponês quando é surpreendida por uma gravidez indesejada, então, em nome de uma suposta preservação da honra da família, seu pai a interna no manicômio.

Sem-t-tulo

Uma história que se assemelha a de muitos pacientes do Hospital Colonial, em que 70% das pessoas internadas não tinham doenças mentais, e na maioria era composta por excluídos da sociedade, os chamados “calos sociais”, como pessoas em situação de rua, andarilhos e alcoólatras, além de mães solteiras, idosos e PcD. As péssimas condições de tratamento estavam entre as principais causas de óbitos.

gettyimages-1272830697-612x612

O autor barbaceno utiliza vários recursos na obra, como a variação de cenários, mudanças de narradores, protagonismo compartilhado, envolvimento de instituições como a Maçonaria, a Polícia Civil e a EPCAR, cortes na trama para introduzir fatos históricos, além de incluir duas “teorias da conspiração”. A Menina e o Trem é um romance para os leitores conhecerem de perto uma das maiores tragédias do país. É uma parte da história que a pacata cidade mineira de Barbacena gostaria de poder esquecer.

c571a8b59a5f8f2d82f0c3517c1b60957157cb63r1-680-453v2-uhq

FICHA TÉCNICA
Título: A Menina e o Trem
Autor: Evandro Aléssio
Páginas: 488
Preço: R$ 22,99 (e-book)
Faixa etária recomendada: 18 anos
Onde comprar: Amazon | Uiclap | Kobo

por Priscila Visconti

Deixe um comentário