A heroina brasileira Ana Maria de Jesus Ribeiro, mas conhecida como Anita Garibaldi, foi uma revolucionária, conhecida por sua participação na Revolução Farroupilha e no processo de unificação da Itália, junto com o marido e revolucionário italiano Giuseppe Garibaldi.
Conhecida por “Heroína dos Dois Mundos”, por ter participado no Brasil e na Itália, em diversas batalhas, lutando na Revolução Farroupilha (Guerra dos Farrapos), na Batalha dos Curitibanos e na Batalha de Gianicolo, na Itália, ao lado de seu marido Giuseppe Garibaldi.
Anita nasceu em Morrinhos, então município de Laguna, Santa Catarina, no dia 30 de agosto de 1821. Filha de Bento Ribeiro da Silva, um modesto comerciante de Laguna, descendente de família portuguesa vinda dos Açores, e de Maria Antônia de Jesus.
Após a morte de seu pai, a moça foi obrigada a se casar com o sapateiro Manuel Duarte de Aguiar, com apenas 14 anos, mas o casamento durou apenas três anos, pois o marido se alistou no exército imperial e Anita voltou para casa de sua mãe.
Então ela casou-se novamente, com um membro das tropas imperiais, enquanto sua família apoiava os farroupilhas, que desejavam separar-se do Império do Brasil, e aos 18 anos, a jovem conhece o guerrilheiro italiano Giuseppe Garibaldi, fazendo com que ela abandonasse seu esposo.
Desta forma, podemos ver que Anita não aceitava ser submetidas às normas da sociedade. Giuseppe Garibaldi veio para a América por conta do seu envolvimento com as lutas pela unificação da Itália e havia sido condenado à morte por conspiração pelo Reino da Sardenha (atual Itália).
Esta história de Anita Garibaldi, foi transformada em quadrinhos pelas mãos dos autores Eduardo e Walter Vetillo, que lançaram em Agosto/2023, pela Editora Cortez, Anita Garibaldi em Quadrinhos, uma obra sobre a heroína revolucionária combatente na Guerra dos Farrapos, foi muito à frente do seu tempo.
A HQ conta de forma leve, informativa e ilustrativa, a história de duas batalhas que marcaram época. Anita era uma mulher além de seu tempo, que não acreditava que as mulheres tinham que se prender a rotinas estabelecidas pela sociedade de que eram formadas só para o casamento e atividades domésticas.
Assim que ela conheceu seu segundo marido, Giuseppe Garilbadi, ela não pensou duas vezes em se unir a ele e combater as tropas imperiais na Guerra dos Farrapos. Além de pegar em armas, carregar e disparar canhões e acompanhar soldados em marcha, Anita organizou um hospital para cuidar dos feridos.
Anita Garibaldi em Quadrinhos, apresenta a importância de quem foi essa combatente revolucionária brasileira, que lutou pelo país e mostrou de que as mulheres podem tudo, até mesmo lutar ao lado dos homens e também casar e ter filhos, por isso ela é conhecido pelo seu heroísmo e bravura.






