Assim como a música, a gastronima também sempre esteve em plena conexão com o cinema, envolvendo o público não apenas pela trama, mas pelas iguarias e pratos inesquecíveis que enriqueceram não apenas o filme, mas a memória gustativa e seletiva dos amantes da sétima arte.
Visando essa combinação singular, a 2ª edição do São Paulo Food Film Festival acontece 09 a 19 de novembro, na Cinemateca Brasileira, trazendo essa mistura significativa e relevante apresentando entre clássicos do cinema e documentários contemporâneos ligados à alimentação e aos sistemas agroalimentares, com exibições de filmes, exposições, debates, workshops e degustações dos preparos mais notórios do cinema mundial.
“Além da comida, dos filmes cativantes e outras experiências, o SP Food Film Festival promove um senso de comunidade e conexão. Reúne pessoas de diversas origens que compartilham um amor comum pela comida e pela narração de histórias. A atmosfera comunitária do festival incentiva o diálogo, a partilha e a construção de ligações duradouras através do carinho pela cultura alimentar”, conta André Henrique Graziano. “Nosso propósito é trazer, através do cinema, temas urgentes para discussão sem deixar de promover a experiência sensorial que a gastronomia traz”, completa Daniela Guariba, ambos idealizadores do evento.
Entre as exibições estão Morango e Chocolate, dos diretores Juan Carlos Tabio e Tomás Gutiérrez Alea, que neste ano completou 30 anos. Além do longa Mulheres à beira de um ataque de nervos, de Pedro Almodóvar, que completa 35 anos e seu delicioso gazpacho, e também, A Fantástica Fábrica de Chocolate, e ainda sessões ao público infantil com obras como A Dama e o Vagabundo e A Princesa e o Sapo, que haverá desgustações dos pratos mais icônicos das películas após as sessões.
O festival ainda contará com produções mais diligentes e necessárias, como Os Catadores e Eu, de Agnès Varda sobre o desperdício e a fome, e a excêntrica produção da Netflix, O Poço, de Galder Gazteli-Urrutia, que se passa em uma prisão vertical.
Será uma vasta programação veemente e categórica com clássicos e estreias, como o documentário Blind Ambition, onde quatro refugiados do Zimbabwe se tornam os melhores sommeliers de vinho da África do Sul, além de Solo Comum, uma produção que discute os sistemas alimentares contemporâneos e modelos alternativos de agricultura regenerativa, ainda, Viciados em Pimenta e Volte Sempre, a história de Masamoto Ueda e seu lendário lamen, que irão envolver o público pela arte e pelo estômago.
A abertura do festival contará com a exibição do drama chinês, Comer Beber Viver, de Ang Lee, que em 2024 fará 30 anos desde seu lançamento, mostrando as contradições e diligências em equilibrar as nuances ao longo da vida, o envelhecimento e as realizções pessoais.
SERVIÇO
2ª edição do São Paulo Food Film Festival
Data: de 09 a 19 de novembro de 2023
Local: Cinemateca Brasileira
Endereço: Largo Sen. Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino – SP
Ingresso: Gratuito






