O anime Ataque dos Titãs é bastante popular por conta da forma como aborda assuntos relevantes como, guerras, traições, jogos políticos e amizades, esses temas são recorrentes ao longo de todas as temporadas desde sua estreia na TV em 2013. Isso foi sem dúvida um fator importante para chamar a audiência para o anime.
A trama conta a história do jovem Eren Yeager, vivendo dentro de uma cidade cercada por grandes muralhas devido aos constantes ataques de criaturas humanoides gigantes chamadas de titãs. Tudo muda quando um ataque do Titã Colossal quebra parte da muralha, permitindo a invasão da cidade por titãs menores, esse fato muda a vida do jovem protagonista que perde a mãe e alguns conhecidos durante o massacre, dessa forma ele decide entrar junto com os amigos Armin Arlert e Mikasa Ackerman em uma força policial chamada de Divisão de Reconhecimento.
A premissa básica do anime baseado no mangá de mesmo nome escrita e ilustrada por Hajime Isayama, é simples e forte o suficiente para chamar atenção de qualquer amante de obra japonesa, apesar disso, no primeiro momento é possível achar estranha a forma como a problemática é estabelecida, afinal, como um grupo de soldados vai conseguir lidar com criaturas gigantes e extremamentes fortes? A resposta dessa questão é construída à medida que vai avançando a história.
Agora, concentrando no arco final dividido em duas partes. No primeiro momento dessa temporada mostra o grupo aliado contra o estrondo final e a marcha do Eren junto do exército de colossais caminhando e destruindo tudo, enquanto Mikasa e Armin, estudam uma forma de colocar um fim nessa jornada de destruição em massa.
Não há no primeiro momento um confronto entre esse grupo e os titãs comandados por Eren, apenas uma breve tentativa de atraso provocado pela brilhante Sasha, que desesperada parte para uma última missão suicida, com objetivo de pelo menos atrasar um pouco a ida dos titãs em direção ao navio e avião dos aliados.
Já na segunda parte acontece definitivamente o confronto entre aliados e a força do protagonista, a começar pela maneira deles em impedir a continuidade do extermínio da humanidade provocada pela marcha dos titãs em direção a tudo que se move. Aqui é interessante separar em núcleos, a começar pela dupla de amigos, o Armin é sem dúvida aquele com maior mudança de pensamentos em relação ao amigo, isso porque ele entende que a única forma de acabar com tudo aquilo, é o matando.
Mikasa, no entanto, demonstra a todo momento um sentimento de fé na mudança a partir do entendimento de toda destruição e dor causada pelas ações do amigo. Na outra ponta, um querido pelo público chamado Levi, tem diante de si, a entrega do rival sem demonstrar nenhuma resistência.
Com todas as peças na mesa, o jogo começa de uma forma magistral em uma animação completamente empolgante do início ao final, regida por uma fluidez de movimento hipnotizante, com direito a flashback, rendição, mudança de lado, envolto em uma trilha sonora magnífica, uma verdadeira junção de cenas de ação e misto de emoção.
Tudo fica maior quando, em um momento, uma leva de fumaça invade a área das poucas pessoas sobreviventes à marcha dos monstros, os transformando em criaturas sem sentimentos com objetivo de comer e destruir tudo que se movimenta. Isso tem um impacto ainda maior quando colocado os sentimentos dos personagens em perspectivas, visto que, são familiares daqueles que tentam de alguma forma para a destruição.
Ataque dos Titãs, é um anime bem figurado quanto o assunto é expressão de seus personagens, aqui nesse arco final, é colocado em zoom em toda a gama de sentimentos vividos por cada um diante da enorme problemática criada dentro de um contexto, Eren como fator importante é aquele pela qual todos lutam sabendo da responsabilidade de matá lo diante de tamanha destruição.
Dito isso, é interessante observar as escolhas do autor do mangá para alguns personagens, visto algumas incongruências em relação às escolhas de atitudes diante da mudança de personalidade. Mas isso não retira em nenhum momento a carga dramática das cenas e a poesia colocada no final dos sobreviventes, sobretudo aqueles pelos quais o público tem enorme carinho. No final, Ataque dos Titãs é sem dúvida um anime bem avaliado pela forma como evidencia suas nuances, dentro dos conflitos estabelecidos pelo jogo político de influência de pensamentos ideológicos.
por Daniel Guimaraes





