Cinemateca Brasileira apresenta mostra para comemorar os 470 anos de São Paulo, contando a história e evolução da cidade

CBS-sao-paulo-sinfonia-e-cacofonia

Em parceira com o Centro Cultural de São Paulo, a Cinemateca Brasileira inaugura a programação de janeiro de 2024, com a mostra São Paulo Quadro a Quadro, que exibe filmes que vai para além de contar somente a história da cidade, mas que relata as adversidades da sociedade, uma linha do tempo entre o passado e o presente que exploram experiências e transformações ao longo dos anos.

A programação está em cartaz de 25 a 28 de janeiro, com os clássicos paulistanos, a Symphonia da Metrópole, Fragmento da Vida e São Paulo Sociedade Anônima, obras que relatam a situação do progresso econômico mas que também discutem sobre a desigualdade social, assuntos que são abordados nos dias de hoje com frequência.

CBS-sao-paulo-a-symphonia-da-metropole

Entre os clássicos citados, outros filmes atemporais serão exibidos, que aborda a violência nas favelas e nas instituições socioeducativas, como Pixote, a Lei do Mais Fraco, Espero tua (re)volta, se encontra num lugar da luta estudantil, buscando entender suas principais pautas a partir da visão dos estudantes envolvidos.

O projeto Viva Cinemateca tem o intuito de ampliar e modernizar o espaço, para que ela ocupe de fato o seu lugar na história do cinema brasileiro. Uma iniciativa de ampliação do ambiente de laboratórios da instituição, assegurando que mais filmes e documentos possam ser preservados, dessa maneira, proporciona a sobrevivência de mais de 120 anos da história do cinema e do Brasil.

CBS-espero-tua-revolta

Os filmes serão exibidos na Sala Grande Otelo (210 lugares + 04 assentos para cadeirantes) Sala Oscarito (104 lugares). A programação é gratuita, e pode ser conferida através do site oficial da Cinemateca, e os ingressos são distribuídos 1 hora antes de cada sessão.

por Saadia Gama

Deixe um comentário