O ator multi premiado e reconhecido no mundo todo, Anthony Hopkins, está de volta às telonas dois anos depois do seu último trabalho (Um Filho). Desta vez, com Uma Vida – A História de Nicholas Winton, quatro anos depois da histórica atuação em Meu Pai (2020), que lhe rendeu o Oscar de Melhor Ator, o astro britânico de 86 anos busca também entregar uma mais uma grande interpretação, característica presente e constante em sua carreira de sucesso de mais de cinco décadas.
A trama do longa acompanha Nicholas Winton, interpretado na fase jovem por Johnny Flynn (Emma). Em 1938, ele visitou Praga e se deparou com famílias vivendo em condições extremamente precárias e sob a constante ameaça de uma invasão nazista. Em uma corrida contra o tempo, Winton e um improvável grupo de apoio trabalharam incansavelmente para resgatar o maior número de crianças possível antes do fechamento das fronteiras.
O filme mostra Winton, cinquenta anos depois, interpretado por Anthony Hopkins, vivendo assombrado pelo destino das crianças que não conseguiu levar em segurança para a Inglaterra. Somente após um reencontro surpreendente com algumas dessas pessoas resgatadas, ele finalmente começa a se reconciliar com a culpa e o sofrimento que carregou por todo esse tempo.
Com direção de James Hawes, lembrado pela série Horses e em dois episódios na conhecida Black Mirror, o elenco de Uma Vida – A História de Nicholas Winton conta também com Helena Bonham Carter (Os Miseráveis), Jonathan Pryce (Dois Papas), Lena Olin (A Insustentável Leveza do Ser), Romola Garai (Desejo e Reparação), Alex Sharp (Os 7 de Chicago) e Marthe Keller (Além da Vida).
Não é esperado que Hopkins deixe o seu personagem no nível de Hannibal Lecter, pela marcante característica do personagem em Silêncio dos Inocentes (1991), mas certamente o astro irá entregar algo que o público ainda não conhece ou sabe poucos detalhes sobre a Segunda Guerra Mundial, que continua entregando obras de sucesso desde o do século passado.
A Lista de Schindler, O Resgate do Soldado Ryan, Bastardos Inglórios, O Pianista, Corações de Ferro, Dunkirk estão entre os mais conhecidos, dos vários outros filmes que entregaram o que Hopkins deverá levar ao público mais uma vez, emoção e imersão, mas em uma ‘nova’ história.
One Life é originalmente de 2023, daqueles filmes que sempre aparecem com chances de serem premiados no ano seguinte, mas apareceu nas telonas dos Estados Unidos somente no primeiro dia deste ano e chega no Brasil em pouco mais um mês, no dia 14 de março, sendo antecipado pelo estúdio da Diamond Films no país.
por Fabrício Pedroso






