Wellington Torres desmistifica um novo passo para o jornalismo nos quadrinhos

images-1

O Jornalismo em Quadrinhos foi referenciado pelo jornalista Joe Sacco, como uma modalidade do jornalismo a partir da linguagem da arte sequencial, o repórter e ilustrador, publicou em 1994 o livro Palestina, que é considerado o pioneiro do gênero, mas em 1991, junto com o quadrinista sueco Art Spielgelman, ele lançou o livro Maus, onde retrata a realidade de seu pai em um campo de concentração, na qual foi reverenciado com o prêmio Pulitzer, maior premiação jornalística do mundo.

Reportagem-Joe-Sacco

Mas existem diversos veículos especializados de JHQ, como o site ArchComix, criado pelo HQ-repórter estadunidense Dan Archer, o portal colaborativo Cartoon Movement, a revista francesa La Revue Dessinée, a estadunidense The Nib e a brasileira Badaró.

images

O jovem recém formado em jornalismo de 20 e poucos anos, Wellington Torres, formado pela Universidade de Sorocaba (Uniso), com especialização em Mídia, Informação e Cultura pelo Centro de Pesquisa Latino-Americano (CELACC) da USP, é um rapaz bastante curioso e comunicativo que sempre busca se informar e entrar de cabeça no mundo jornalístico caçando boas pautas, produzindo suas críticas, reportagens e artigos.

711h-Un6f4-CL-AC-UL600-SR600-600

Como um de seus primeiros livros lançado em 2020, Jornalismo em Quadrinhos: Entre o lead e a narrativa gráfica, que ele uniu suas duas paixões, o jornalismo e os quadrinhos, que ele liam desde criança.

Painel-da-serie-Isolamento-obra-da-quadrinista-Helo-DAngelo-Divulgacao9

A obra trás relatos de como o Jornalismo em Quadrinhos floresce em todo em um todo, apesar de algumas pessoas se incomodar com isso, é sempre bom encontrar novas formas de abordar o real, sendo imprescindível para que a área siga se desenvolvendo. Afinal o novo incomoda, principalmente os repórteres mais antigos.

3

Wellington se inspirou em obras de diversos jornalistas-quadrinistas como Heloísa D’ângelo, Gabriela Güllich, Cecilia Marins e Guilherme Profeta, para desenvolver seu livro e desmistificando essa questão de que o desenho traz parcialidade, porque afinal de contas o jornalismo é parcial.

Gabriela-G-llich-obra2

Jornalismo em Quadrinhos: Entre o lead e a Narrativa gráfica tem o objetivo de explorar esse estilo jornalístico com todo o seu potencial, oferecendo aos profissionais e estudantes da área a possiblidade de conhecer e entender um outro lado do jornalismo, assim desmistifica a ideia de que Histórias em Quadrinhos são feitas somente para crianças.

1

Além de entreter as pessoas como a narrativa gráfica, sendo uma ferramenta de suma importância para atrair novos leitores, fazendo as envolver pela parte gráfica e textual ao mesmo tempo. O livro está disponível no formato e-book no site do Amazon e foi lançado em dezembro de 2020.

por Priscila Visconti

Deixe um comentário