Keum Suk Gendry-Kim – Uma artista visceral que traduz fatos intensos do cotidiano, em traços precisos e perspicazes

1155-thumb

Keum Suk Gendry-Kim é uma refugiada do capitalismo sul-coreano, e uma autora aclamada por traduzir sua essência visceral em suas obras categóricas e envolventes, que rementem a acontecimentos reais através de seus traços e tramas significativos, que o fizeram ganhar notoriedade na cena editorial mundial.

A autora e quadrinista estudou pintura no estilo ocidental na Universidade de Sejong, localizada em Seul na Coreia do Sul e em 1998 graduou -se em Artes, especializando-se em escultura e instalação, na Escola Superior de Artes Decorativas de Estrasburgo em Paris na França. Trabalhou como assistente de ensino, para auxiliar estudantes coreanos, enquanto concluia seu post-diplôme.

valkirias-grama-keum-suk-gendry-kim-capa

Uma artista singular, e de talento expressivo e referente, publicando obras que marcam com eloquência seu ponto de vista pessoa diante ao momentos mais profundos do cotidiano envolto à ela, tal como a publicação Le chant de mon père ou A Espera, em que Keum Suk trouxe relatos reais de sua vida e da sua família, em uma obra repleta de referência e vivacidade, sobre um drama veraz, descrito com sutileza e precisão.

Além de autora, Keum Suk também é tradutora, totalizando cerca de cem obras em histórias em quadrinhos traduzidasos do coreanas para o francês, desenvolvendo seu interesse na produção de HQs, e agregando uma nova particularidade ao seu currículo e para sua vida, em suas narrativas expressivas e loquazes que deram à ela veemência em expor sua criatividade e autonomia sobre situações históricas, desenvolvidas por seus traços convenientes e dramáticos.

1330402-9336fc5170ea49c

Ao longo de sua trajetória profissional, Keum Suk conquistou leitores por onde passou, publicando distintas e categóricas obras, que emocionam e conectam com seus dramas extraordinários, que alguns deram à autora a condecoração de prêmioscomo, The Cartoonist Studio Prize, Harvey Award, Krause Essay Prize e VLA Graphic Novel Diversity Award, além de indicações no Eisner Award, considerado o “Oscar dos quadrinhos mundiais”. No Brasil suas obras estão chegando, através da Editora Pipoca & Nanquim, e vem ganhando força diante seu talento insignes, com as publicações Jun, A Espera, Grama e Cães.

E toda essa notoriedade que Keum Suk não poderia deixar de presente no maior Artists’ Valley do planeta, na CCXP24, em uma da Editora Pipoca & Nanquim e o Centro Cultural Coreano, que vão trazer a artista pela primeira vez ao Brasil, durante o festival que acontece nos dias 5 a 8 Dezembro, no São Paulo Expo, zona sul da capital paulista.

por Patrícia Visconti

Deixe um comentário