Muito se fala de IA nesses últimos anos, mas essa tecnologia já vem ganhando forma desde o século XX, quando a tecnologia começou a ser introduzida na sociedade humana.
A IA (Inteligência Artificial), é um campo de estudo multidisciplinar que abrange varias áreas do conhecimento, também é um conjunto de novas tecnologias que permitem aos aparelhos smart executarem várias funções avançadas de modo quase autônomo, representando um marco histórico na computação moderna.
Por mais que seu desenvolvimento tenha avançado mais na ciência da computação, sua abordagem interdisciplinar envolve contribuições de diversas disciplina.
A IA é capaz de desenvolver máquinas autônomas capazes de realizar diversas tarefas simulando o pensamento humano, assim realizando propósitos comum a partir de iniciativas de cientistas de diversas áreas, como: psicologia, ciência cognitiva, ciência da computação e, robótica.
Mas esses estudos apesar de serem modernos, seus conceitos de inteligência artificial não é contemporâneo, já vem desde a época da Grécia Antiga, com Aristótele, que sonhava em substituir a mão-de-obra escrava por ferramentas autônomas, sendo possivelmente a primeira idéia de Inteligência Artificial relatada, que a ciência da computação exploraria muito tempo depois.
Mas foi só em 1950 com Herbert Simon e John McCarthy, que deu início aos testes IA, que obtiveram sucesso, porém limitados devido o desempenho dos computadores da época.
Atualmente, a IA tem um campo de pesquisa variada, com subcampos, que entre eles está o estudo de modelos conexionistas (redes neurais).
Essa rede neural pode ser vista como um modelo matemático simplificado do funcionamento do cérebro humano, assim consiste de um número muito grande de unidades elementares de processamento, ou neurônios, que recebem e enviam estímulos elétricos uns aos outros, formando uma rede altamente interconectada.

Apesar de grandes avanços com a tecnologia, a IA pode causar diversos problemas e perigos na humanidade, como o desemprego, a segurança e privacidade e a encorajar a conscientização sobre os problemas nos ajuda a conversar sobre as implicações legais, éticas e sociais da tecnologia.
A IA causa a falta de transparência em sistema particulares, podendo causar problemas obscuros dos processos de tomada de decisão e a lógica definindo o futuro na era digital.
Como os temores e as expectativas das lesões em relação à essa tecnologia, assim impedindo para as empresas evoluírem em seus projetos de inovação. Além da falta de habilidades pode criar resistência à mudança, prejudicar a eficácia operacional e limitar o potencial impacto da IA. Investir em treinamento adequado é essencial para maximizar os benefícios.
Mas enfim, o conceito da Inteligência Artificial, ainda é bem difícil de se definir, por isso a IA foi uma e continua sendo, uma nação que dispõe de múltiplas interpretações, não raro conflitantes ou circulares.





