J.M. Dematteis – Um autor célebre com obras notáveis e perspicazes

WLft-Pm-AJqk32ady-LUjs4q-L

Músico, jornalista e escritor, assim pode ser representado o autor e quadrinista nova-iorquino, J.M. DeMatteis, que iniciou sua carreira ecsrevendo roteiros para cinema e TV, além de artigos sobre música em períodicos especializados como a Rolling Stone na década de 1970 e início de 1980.

Moonshadow-PN-des

A profissionalização nos quadrinhos começou início dos anos 80, com títulos como Os Defensores e Capitão América, sendo um impulso para ele iniciar seu projeto autoral, com a graphic novel Moonshadow, que contou com ilustrações de Jon J. Muth, Kent Williams e George Pratt, lançado pela Epic Comics em 1985, e desde então ele não parou mais, seguiu publicando suas publicações autorais e independentes, como a minissérie Blood: A Tale (lançado no Brasil como Blood: Uma história de sangue), no ano de 1987, quando ele escreveu o arco A Última Caçada de Kraven.

391700671-828655059260044-2073785238613855967-n

DeMatteis ainda trabalhou nos roteiros de Homem-Aranha: A Última Caçada de Kraven, Liga da Justiça Internacional e no autobiográfico Brooklyn Dreams à surreal fantasia espacial de Moonshadow. Na década de 1990 ele estava integrada ao time de reformulação do universo DC, junto ao quadrinista Keith Giffen, levando mais humor e despretensão aos histórias, o tornou uma das fases mais notórias e memoráveis da editora. Entre projetos do artista inclui episódios de The Twilight Zone, Justice League Unlimited e Batman: The Brave and the Bold, além das animações de Batman vs. Robin, Superman: Red Son e Constantine: City of Demons. O autor ainda conquistou o Eisner Award em 2004, na categoria “Best Humor Publication”, com a HQ Formerly Known as the Justice League, com artes de Keith Giffen, Kevin Maguire e Josef Rubinstein.

child-within

As suas produções mais recentes estão Marvel’s Spider-Man: The Lost Hunt e Spider-Man: Shadow of the Green Goblin, as novelas The Excavator e The Witness e os títulos Spellbound Comics/DeMultiverse Layla in the Lands of After, Wisdom, Godsend e Anyman. O autor ainda lançou a graphic novel Mercy e as séries The Last One e Seekers Into the Mystery, ambos através da Vertigo, selo da DC Comics, comandado por sua amiga Karen Berger.

the-girl-in-the-bay

Para celebrar essa notoriedde na cena editorial, o autor será um dos convidados da CCXP24, em parceria com a editora Pipoca & Nanquim, DeMatteis estará todos os dias do festival (de 5 a 8 de dezembro) no estande da editora recebendo e autografando suas obras.

por Patrícia Visconti

Deixe um comentário