Ing Lee – Uma artista versátil com traços sensíveis e cores vibrantes

Sem-t-tulo5

A artista plástica coreana-brasileira, nascida em Belo Horizonte, Minas Gerais, Ingrid Sa Lee, conhecida como Ing Lee, tem 29 anos é graduada em Artes Visuais, com habilidade em desenho pela Belas Artes da UFMG, ela é filha de pai norte-coreano e mãe brasileira, possui uma deficiência auditiva moderada bilateral.

ing-lee-20686art-97117

Ing ingressou no mundo dos quadrinhos e da ilustração, assinando capas de livros para editoras renomadas e conquistando reconhecimento internacional no FIQ 2022 e na Bienal de Quadrinhos de Curitiba em 2020. Seu primeiro trabalho solo foi a HQ, Karaokê Box, publicada pela revista Piauí em 2019, ela também assina a ilustração da capa do best-seller Amêndoas (Rocco), da quadrinista sul-coreana Won-pyung Sohn.

Sem-t-tulo2

Sua pesquisa artística explora o pensamento da colagem e seu hibridismo em diversas linguagens, atravessando o desenho, assemblages, publicações independentes e porcelanas; mesclando tudo isso à sua pesquisa envolvendo identidade, geopolítica leste-asiática e memória. Bebe de influências do cinema leste-asiático, com enfoque em Novo Cinema de Taiwan, Wong Kar-Wai, Bong Joon-Ho e Naomi Kawase.

IngLee6

Além de ser uma das representantes do coletivo feminino asiático de publicações independentes, que agrega mulheres de ascendência da Ásia desde o Oriente Médio (Líbano) à Japão e Coreias. Ing é uma artista premiada, já foi indicada três vezes como finalista do Prêmio Dente de Ouro (edições 2018 e 2019) para publicações impressas, nas categorias zine e quadrinhos.

Sem-t-tulo

A artista trabalha na área desde 2015, no cenário independente começou em 2016 e faz quadrinhos desde 2018. Neste ano a artista plástica, quadrinista e pesquisadora, estará no FIQ 2024 como ilustradora convidada, dando o tom à identidade ao festival.

O FIQ começa nesta quarta-feira (22) e vai até domingo dia 26 de maio no Minascentro, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

por Priscila Visconti

Deixe um comentário