Acabou no último domingo (14), a 16ª edição do maior evento de tecnologia, cultura maker e empreendedorismo do país, a Campus Party Brasil, que aconteceu no Expo Center Norte, na capital paulista entre os dias 9 a 14 de julho.
Neste ano a evento contou com diversas atrações e muita interatividade, dando ênfase à Inteligência Artificial, muito discutido em suas palestras, além dos Hacktons, como já há todos os anos. Mas algo novo aconteceu neste ano, pois teve de games também, sendo um gancho para as próximas Campus Party que irão ocorrer no decorrer deste ano.
A Campus Party Brasil 2024, contou com muitas atrações na área de tecnologia, robótica, programação, games e claro muita animação durante os cinco dias de CPBR16.
A batalha de robôs, se concretizou mais um ano como uma das atrações mais populares da Campus, lotando o espaço na área da Open, com muita euforia, diversão e claro, luta árdua e eletrizante.
Ainda nesta edição tinha novidade, com a Exposição Amazon Party, uma experiência interativa e multissensorial dentro floresta amazônica. Outra atração deste ano foi a Games Party, uma exposição de vídeo-games antigos, mostrando a evolução dos emuladores desde o jogo Pong (1972) até os consoles atuais.
Além da Arena Campus Party, com campeonatos de eSports, o espaço Workshop Login, onde havia palestras sobre o universo game. Na Arena de Robôs Robocore tinha os campeonatos entre máquinas e ainda no universo da robótica teve Área Maker, ensinando a construir robôs, operar uma impressora 3D e entender melhor sobre máquinas laser.
Arena Drone apresentou aos visitantes a oportunidade de pilotar um drone, além de apresentar sobre a montagem e também só uso do IA.
O Print Chef marcou presença novamente, impressionando os jurados e o público com pratos elaborados feitos em uma impressora 3D.
Teve também palestra do Marco Regulatório da Inteligência Artificial (IA), na qual discutiu sobre o tema arrastando um debate Marco Legal da Inteligência Artificial (IA).
Mostrando o IA junto com o fomento de política e do plano de desenvolvimento de IA no Brasil. O Marco Legal da Inteligência Artificial não é apenas uma questão para cientistas da computação ou especialistas em tecnologia, mas para todos os cidadãos, sendo universo corporativo, por exemplo, as operações de negócios ganham um novo patamar de eficiência, impulsionadas por sistemas inteligentes.
Além é claro dos campuseiros, que elevaram ainda mais o nível da CPBR16, com muita agitação e animação, ao maior evento de tecnologia, blockchaim, Internet das coisas, empreendedorismo, cultura maker e educação.
A próxima parada será no nordeste, com a CP Nordeste, retornando à Recife no mês de setembro, na Arena Pernambuco. O CP Nordeste acontece de 4 a 8 de setembro em Recife, Pernambuco e os ingressos já estão disponíveis.











