Imagina lançar um cover no Youtube e ele ganhar notoriedade de grandes nomes da cena da música mundial, e ainda, conquistar uma legião de seguidores pelas redes sociais, por seu dinamismo, engajamento e particularidade em performar de maneira tão única e significativa um single tão aclamado, levando sua essência singular e musicalidade inerente a cada batida da canção.
Assim sucedeu com o trio de irmãs de Monterrey, no México, Daniela (guitarra, vocal principal), Paulina (bateria, vocal, piano) e Alejandra Villarreal (baixo, piano, backing vocals), The Warning, que em 2013 um vídeo das garotas tocando Enter Sandman, do Metallica, e acabou chamando atenção de bandas como Muse, Foo Fighters e até do próprio Metallica, com um comentário referente do guitarrista da banda, Kirk Hammet, que elogiou Paulina e afimou que; “A baterista chuta traseiros ao máximo!“.
Desde então, a jornada musical das meninas estava apenas começando, e o reconhecimento veio espontaneamente e visceral, com apresentações em programas de TV, um engajamento significativo nas redes sociais e o lançamento do primeiro EP delas, intitulado Escape the Mind (2015), em formatos MP3, EP e streaming, com seis faixas autorais e originais, que foram o abre-alas fidedigno do trio entre a elite do hard rock alternativo. Além disso, o game Rock Band, foi um grande influenciador na formação da banda, onde elas tiveram duas de suas canções apresentadas no quarto jogo da franquia.
Essa expansão evolutiva na carreira das meninas, fizeram que em 2017, finalmente lançassem o álbum de estreia da banda, XXI Century Blood. Durante a produção do disco, elas realizaram apresentações no TEDx, a primeira na University of Nevada e posteriormente em Berklee College of Music, onde elas contaram sobre a história e o progresso do trio como banda. E após o lançamento do álbum, as meninas fizeram a abertura do show da banda inglesa, Def Leppard, no Forum Arena Monterrey.
O segundo disco veio em 2018, Queen of the Murder Scene, levou o trio ao topo das paradas de rock do iTunes e da Amazon, onde ficaram por semanas após o lançamento, elas ainda não tinham gravadora, tudo independente, conquistando seu público pelo harmonia conclusiva, com suas faixas autorais, autênticas e originalmente substanciais, ganhando força ainda maior nas redes sociais e nas plataformas musicais. Todavia, ainda as garotas ainda não haviam cantando no idioma natural delas, o espanhol, o que foi marcado em 2019, com o single Narcisista.
Posteriormente a isso, The Warning planejava a primeira turnê musical da banda, com apresentações pela América do Norte em 2020, que contaria com 23 shows, começando no México, fazendo escalas pelos Estados Unidos e Canadá, e concluindo no território mexicano, mas devido a pandemia de Covid-19, elas realizaram apenas um único show e os demais tiveram que ser cancelados.
No entanto, o isolamento social não foi uma para total da The Warning, pois elas se empenharam para produzir e compôr o terceiro disco, ERROR, que foi mixado em 2021 por David Bendeth, e traz o cover que projetou a banda ao cenário musical, com uma colaboração da cantora canadense Alessia Cara. No mesmo ano, as garotas finalizaram e lançaram o segundo EP, MAYDAY, e em 2022, ERROR chegava ao mercado pela Lava Records. A primeira música do álbum alcançou o top 40 da Billboard Mainstream Rock Airplay, e finalmente elas puderam realizar os shows adiados em pela pandemia, em uma turnê pela América do Norte, com apresentações próprias ou abrindo para bandas como Three Days Grace e Halestorm.
Em 2023, as meninas tiveram a honra de abrir o show de uma das bandas que mais a influenciou como artista, abrindo os shows do Muse na turnê deles no México, que convidou The Warning para participarem de algumas datas dos shows do grupo pela Europa, sendo a primeira vez delas no “velho mundo”, e uma expansão relevante para levarem seu som para outro continente, onde elas se apresentaram em grandes festivais, entre esses Rock am Ring e Download Festival. Após o término dos shows pela Europa, elas retornam aos Estados Unidos e Canadá e são convidadas a abrirem os shows o Guns n’ Roses e ainda, performam no MTV Video Music Awards, mesmo sem estar concorrendo em nenhuma categoria da premiação, elas tocam os novos singles More e Evolve, produzidos enquanto elas estavam em excursão europeia.
No final em 2023, as meninas retornaram em estúdio para gravar o quarto disco da banda, e ainda realizaram novos shows, dessa vez passando pela América Latina, com shows na Argentina, Chile e Colombia, e encerrando na Cidade do México, em uma performance épica no Pepsi Center WTC.
Em 2024, Keep Me Fed é lançado pela Lava Records e Republic Records, com algumas faixas já lançadas em EPs, mas todas as canções autorais e originais, que entregam a singularidade mais inerente nesta intensa produção, envolto de musicalidade e performances eminentes, de uma cena repleta de excessos, mas com particularidades vívidas enfrentadas diariamente.





