Marvel celebra 85 anos popularizando o mercado de heróis pelo mundo

maxresdefault

Os 85 anos da Marvel empresa fundada em 1939 por Martin Goodman, como Timely Comics, se tornando conhecida como Atlas Comics, o então editor Goodman começou a vender histórias de faroeste em 1933, expandindo suas atividades para um emergente, logo após de bem popular no mercado dos quadrinhos originais.

Então, ele começou em Nova York a Marvel Comics Group, na qual ele detinha oficialmente os títulos de editor, editor-executivo e gerente de negócios, com Abraham Goodman ocupando oficialmente o cargo de publisher. A primeira publicação ocorreu em 1939, com o número 1 da revista Marvel Comics, onde se deram as primeiras aparições do super-herói Tocha Humana e do anti-herói Namor, o Príncipe Submarino.

clean-1

Goodman contratou o primo de sua esposa, Stanley Martin Lieber, como auxiliar geral de escritório. Quando o editor Simons deixou a companhia no final de 1941, Goodman fez de Lieber, que escreveria sob o pseudônimo de “Stan Lee” – editor provisório da linha de quadrinhos, uma posição que Lee manteve durante décadas, exceto por três anos durante o serviço militar na II Guerra Mundial. Lee escreveu extensivamente para a Timely Comics, contribuindo para vários títulos diferentes.

O primeiro editor de quadrinhos da Marvel, o também roteirista e desenhista Joe Simon, se juntou a Jack Kirby, para criar o primeiro herói patriota da história, o Capitão América, em Captain America Comics #1. (Março de 1941). Capitão América logo virou um sucesso, com uma circulação de quase um milhão. Portanto, nos anos 40 a Timely tornou-se muito conhecida.

clean

Logo ao pós-guerra, o mercado de quadrinhos havia caído, e Martin Goodman deixou de publicar a maior parte de suas obras, expandindo para uma ampla variedade de gêneros que a Timely Comics, mesmo ainda não ter tido publicado, com ênfase no gênero de horror, faroeste, humor, animais, crime, quadrinhos de guerra, e posteriormente, acrescentando uma porção de revistas da selva, títulos de romance e até mesmo espionagem, aventura medieval, histórias da Bíblia e esportes. Como outras editoras, Goodman também cortejou as leitoras com quadrinhos principalmente humorístico sobre modelos e mulheres famosas.

Todas as estratégia de Martin foram envolvidos com diversas revistas publicadas por várias empresas que operavam a partir do mesmo escritório e algumas capas de revistas, como All Surprise Comics #12 (Inverno de 1946/1947), traziam a frase “A Marvel Magazine” (uma revista Marvel) muitos anos antes Goodman formalmente adotar o nome em 1961.

Sem-t-tulo2

Mas foi na década de 1960, ano que a empresa lançou Quarteto Fantástico e outros títulos de super-heróis criados por Stan Lee, Jack Kirby, Steve Ditko e muitos outros, que a empresa começou a se destacar. A editora também chamada de Epic Comics, criada em 1980, destinada para o público mais velho com uma linha tradicional da Marvel, mas extinta em meados dos anos 90.

A Marvel comprou em 1981 os estúdios de animação DePatie-FreLeng Enterprises, a empresa foi rebatizada de Marvel Productions Ltd, que também é proprietário dos selos Max, criada em 2001, após a editora ter saído do Comics Code Authority e ter estabelecido o seu próprio sistema de revistas, e dona da Knights e da Icon Comics.

E1077516-2

A empresa conta com diversos personagens bem conhecidos como: Homem-Aranha, Homem-Formiga, Capitão América, Capitã Marvel, Vespa, Demolidor, Deadpool, Justiceiro, Homem de Ferro, Punho de Ferro, Motoqueiro Fantasma, Feiticeira Escarlate, Viúva Negra, Jessica Jones, Luke Cage, Máquina de Combate, Pantera Negra, Gavião Arqueiro, Doutor Estranho, Wolverine, Hulk, Thor, Garota Marvel, Falcão e suas equipes como: Vingadores, Defensores, Eternos, X-Men, A-Force, Manto e Adaga, Quarteto Fantástico, Guardiões da Galáxia, Agents of S.H.I.E.L.D, Jovens Vingadores, Fugitivos, Inumanos dentre outros, e os antagonistas como: Thanos, Ultron, Duende Verde, Caveira Vermelha, Doutor Destino, Rei do Crime, Magneto e Loki.

por Priscila Visconti

Deixe um comentário