Baseado no drama biográfico do autor Marcelo Rubens Paiva, o longa-metragem dirigido por Walter Salles, Ainda Estou Aqui, tem sido muito aclamado nos festivais internacionais de cinema, não apenas na produção, mas principalmente pela brilhante performance de Fernanda Torres interpretando a mãe do escritor, rendendo-lhe elogios exacerbados e aplausos calorosos a cada apresentação do filme.
O longa traz em sua trama a história autobiográfica de Marcelo Rubens Paiva, enfatizando a vida de sua mãe, Eunice Paiva, que após o sequestro e desaparecimento de seu marido, o deputado Rubens Paiva, durante a ditadura militar brasileira. Mãe de cinco filhos, enfrentou arduamente a situação, tendo que criá-los sozinha, e não se abalar com as adversidades envolto naquela tragédia política, quando voltou a estudar, tornando-se advogada e ativista política,defensora dos direitos indígenas. Uma mulher forte, que estava sempre de cabeça erguida frente às câmeras, sem nunca ter chorado ou vitimado por qualquer situação defensiva.

Ainda Estou Aqui estreou no Festival de Veneza, em setembro de 2024, levando à todos aos prantos de emoção e após a exibição, foi aplaudido e aclamado por dez minutos consecutivos pelo público presente, pela a grandiosa atuação de Fernanda Torres. O filme ainda foi remiado com a Osella de Ouro de Melhor Roteiro, e muito ovacionado durante o festival. Tanto que, recentemente a produção foi escolhida pela Academia Brasileira de Cinema como representante do Brasil na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar de 2025.
A produção ainda conta com Fernanda Montenegro, como Eunice mais velha, Selton Mello, Antonio Saboia, Valentina Herszage, Marjorie Estiano e Olívia Torres no elenco. Com roteiro de Murilo Hauser e Heitor Lorega, o filme será distribuído internacionalmente, incluindo os Estados Unidos, pela Sony Pictures Releasing, através do selo Sony Pictures Classics, e chega aos cinemas dia 7 de novembro de 2024.



