Verdelis – Um livro que mistura arte tradicional e inteligência artificial em uma missão intergaláctica

pequenos-marcianos-bienal-livro-sp

Vanessa Rosa é uma artista brasileira que já fez diversos murais, exposições e diversas outros projetos pelo mundo. Começou sua carreira no Rio de Janeiro em 2010, pintando murais com grafites repletos de histórias e cultura, mas com o passar do tempo a artista seguiu um área da pintura totalmente livre, misturando com outras mídias.

Sem-t-tulo1

A artista evoluiu seu trabalho para contos de história mundial e intercambio cultural, de azulejos portugueses, geometria sagrada islâmica, porcelana chinesa e estudo etnomatemática e também padrões indígenas. Durante a pandemia em 2020, Vanessa mergulhou na ficção científica em “Mars College”, indo para um experimento artístico no deserto da Califórnia, e foi lá que nasceu os Pequenos Marcianos.

Sem-t-tulo

Após retornar para o Brasil, a autora apresentou sua obra para alguns leitores de 9 anos, e eles ficaram encantados com os personagens. O livro lançado na Bienal do Livro de São Paulo 2024 pela Editora Arte do Tempo, novo selo da Viajante do Tempo, e apresenta uma visão em que a tecnologia e a natureza coexistem em perfeita harmonia e a consciência humana vive em sintonia com outros seres vivos.

172530313166d6095b1e096-1725303131-3x2-md

A história mostra a Pequena Marciana parte planta, parte Inteligência Artificial e 100% adorável, Verdelis veio de Marte para mostrar que o futuro é mais verde (e vermelho!) do que imaginamos. Uma aventura cósmica que fará o leitor repensar se aquela planta na sua janela não é, na verdade, uma espiã intergaláctica, onde tecnologia e natureza são iguais.

pequenos-marcianos-atracao-bienal-livro-sp

Os Pequenos Marcianos convida o leitor a sonhar com um amanhã onde a mais avançada tecnologia brota da própria natureza, como uma flor futurista em um jardim cósmico. Uma obra que mistura arte tradicional e inteligência artificial, apresenta seu livro infantil “A Carta de Verdelis” Apaixonada por arte e inteligência artificial.

por Priscila Visconti

Deixe um comentário