Gladiador entrega uma trama grandiosa e madura

gladiador-2-primeiras-reacoes-filme-ridley-scott-403i0y1

O filme tem direção de Ridley Scott com roteiro de David Scarpa, na qual apresenta uma Roma dos tempos de ouro dos grandes eventos no majestoso Coliseu, com lutas entre gladiadores e uma trama familiar envolvendo política. O filme apresenta nomes como Paul Mescal interpretando Lucius, Pedro Pascal como General Acacius, Denzel Washington como Macrinus e Connie Nielsen como Lucilla.

Na trama, Lucius é derrotado durante uma incursão de Roma em sua cidade livre na África. após a derrota ele é levado para roma para torna-se um gladiador, contudo, durante a estadia na cidade, ele acaba se conectando com o passado e entra na guerra política que consome Roma por dentro, a fim de liberdade para si e almejando uma cidade mais justa para todos.

a2150740-a911-11ef-a4fe-a3e9a6c5d64

Só para recapitular. Gladiador, lançado nos anos 2000 é um enorme sucesso de audiência, isso se deve pela forma como tudo em derredor foi construído para gerar uma atmosfera grandiosa, que vai desde a composição da intriga política, ao grande momento do personagem principal lutando na arena, sob a trilha marcante composta pelo Hans Zimmer. Russell Crowe, intérprete do majestoso Maximus, faz um trabalho excepcional e motivacional que impacta até os dias atuais com belas palavras de incentivo, além disso, as belíssimas batalhas dentro da arena são outro grande espetáculo.

Gladiador 2, a mesma atmosfera não carrega o grau de maior e melhor a ponto de tornar a trama majestosa, no entanto, o diretor soube dosar bem alguns elementos para fazer o filme ser tão épico quanto bonito visualmente. As cenas dentro da arena são nostálgicas bem construídas visualmente a ponto de abrilhantar ainda mais a ideia de uma Roma à frente do seu tempo. A inserção de coisas na arena do Coliseu como animais e posteriormente uma bela batalha naval, são sem dúvidas, uma das grandes apostas assertivas na inserção de elementos, porque consegue ser grandiosa e bela visualmente, algo fora do comum que trouxe uma grata surpresa dentro do filme.

gladiador2-750x376

Outro ponto bastante interessante, é a ponta política que cerca a cidade em decadência pela tirania dos imperadores, essa debandada governamental causa insatisfação nos moradores de roma, como consequência, toda a estrutura entra em colapso ponto de uma guerra civil bate à porta. Essa parte da história chama atenção pela famosa guerra pelo trono em busca do poder pelo poder.

Vale ressaltar a importância de alguns personagens durante essa trama mais política, como o até então coadjuvante Denzel Washington como Macrinus, ele rouba a cena para si sempre que aparece na história. É um personagem aparentemente de pouca importância pela maior parte do tempo, que ganha um maior destaque depois de assumir de vez a intenção de usurpar o trono, articulando e executando alguns pequenos planos a fim de colocar em prática a ambição de tornar-se o governante local.

797359421-denzel-washington-em-gladiador-2

Em suma o filme tem ótimos elementos para torna-se uma boa continuação, talvez não seja nem perto do antecessor, mas convenhamos, não há como ser maior pela conjuntura e toda a forma como foi construída a trama do primeiro. Gladiador 2, a nostalgia é trabalhada como ponte de de acesso das problemáticas da trama, a política serve como ramificação secundária da principal linha narrativa, e os elementos técnicos são todos bem trabalhados, fotografia, efeitos, montagem e caracterização são o ponto alto dessa continuação. O filme está em cartaz nos cinemas.

por Daniel Guimarães

Deixe um comentário