A jornalista italiana Valentina Giannela já trabalhou para diversos jornais e revistas, além de ser cofundadora da agência de conteúdo Mind the Gap. Vive em Hong Kong, lançou em 2019 o livro – Somos todos Greta, publicada no Brasil pela VR Editora, conta um pouco a história da garota sueca, Greta Thunberg, que chamou atenção do mundo quando liderou greves escolares pelo meio ambiente.
Greta se posicionou diante ao parlamento com discursos poderosos, a tornando um ícone contemporâneo e uma inspiração para jovens de vários países preocupados com o futuro do planeta.
A garota começou esse movimento depois de convencer seus pais a adotar várias opções de estilo de vida para reduzir sua própria pegada de carbono. Sua influência pelo mundo recebeu inúmeras honrarias e prêmios, incluindo uma bolsa honorária da Royal Scottish Geographical Society, inclusão nas 100 pessoas mais influentes do Time.
Além de ser a pessoa mais jovem do prêmio Pessoa do Ano da revista, inclusão na lista das 100 Mulheres Mais Poderosas do Mundo de acordo com a Forbes em 2019, e duas indicações consecutivas para o Prêmio Nobel da Paz (2019 e 2020).
O livro de Giannella é um manual de todo ativismo ambiental para a nova geração, uma obra com capítulos curtos e ilustrados, reúne informações científicas fundamentais para a discussão sobre o tema e para a tomada de posições.
por Priscila Visconti



