Um dos maiores nome dos quadrinhos no Brasil, Mauricio de Sousa completa 90 anos neste ano de 2025, e ele ganhará uma cinebiografia sobre sua trajetória, que marca a estreia de seu filho Mauro Sousa nos cinemas, interpretando o pai. O carreira do criador do Turma da Mônica será retratada em Mauricio de Sousa: O Filme, que estreia em outubro nos cinemas.
O longa vai contar a trajetória de Mauricio, desde a desde sua infância até o lançamento da primeira revistinha com Mônica, passando é claro pela primeira revista em quadrinhos que o quadrinista lançou, que foi Bidu, em 1960, que foi quando o cartunista finalmente conquistava sua primeira revista em quadrinhos, iniciando uma nova etapa em sua carreira, depois de muito trabalho e persistência criando tirinhas para jornais de todo o Brasil.
Bidu foi o primeiro personagem criado ainda nos anos 50 e foi inspirado em seu cachorro de infância, a Bidu nº 1 traz diversos quadrinhos do personagem de mesmo nome, junto com Franjinha, Titi, Manezinho, Jeremias, Humberto, Roy Rogers, Trigger, Seu Carlos (Pai do Franjinha) e Dona Elza (Mãe do Franjinha). O título escolhido para a história foi “O Cachorro Falante” e apresenta um mágico frustrado que tenta hipnotizar Bidu, mas leva uma pedrada na cabeça dada por Franjinha, que faz com que eles troquem de personalidade, tornando Bidu um cachorro falante.
Enquanto a produção do longa-metragem contará toda essa história e muitas outras desse artista único e icônico, que atravessa gerações com suas obras, divertindo e entretendo. Além disso, o filme destaca processo criativo por trás de Bidu, suas inspirações para os personagens seguintes, a consolidação da Turma da Mônica, sua relação familiar e retrata os desafios enfrentados em sua jornada para se tornar o quadrinista que sempre sonhou ser.
Além de Mauro o filme é estrelado por Thati Lopes, Elizabeth Savalla, Emílio Orciollo Neto, Natalia Lage, Diego Laumar, Othon Bastos, Clara Galinari, entre outros. A direção é de Pedro Vasconcelos e co-direção de Rafael Salgado, a produção da Focus Films e Boa Ideia Entretenimento, com coprodução da Star Original Productions, colaboração da MSP Estúdios e distribuição da Star Distribution.
por Priscila Visconti



