Chega em maio a segunda edição da Bienal do Lixo, no Parque Villa Lobos, em São Paulo, o evento que propõe ao público a reflexão sobre o consumo consciente explorando a arte e todas suas formas de pensar o consumo, fazendo com que todos possam usufluir de exposições de arte, oficinas, mostras de cinema, desfile de moda sustentável e painéis de diálogo.
O evento acontecerá de 21 a 25 de maio no Parque Villa-Lobos, em São Paulo, reunindo uma programação repleta de atividades interativas, artísticas e educativas. Todas as atividades contarão com intérpretes de Libras, audiodescrição e materiais inclusivos.
Neste ano a feira ocupará uma área de 3.000 m², tendo como estrutura central um grande domo de 300 m², localizado próximo à Biblioteca do Parque Villa-Lobos. No espaço, haverá uma exposição com obras de 10 artistas que trabalham com resíduos, transformando materiais descartados, como papelão, eletrônicos, plásticos e outros, em arte.
Nesta edição da Bienal do Lixo contará com muitas novidades que prometem chamar ainda mais atenção ao tema, está a Casa Sustentável, um amplo espaço interativo, que demonstrará como simples práticas ecológicas e eficazes podem ser incorporadas por todos os cidadãos no dia a dia. Outro destaque será o Desfile de Moda Consciente, trazendo reflexões sobre o impacto ambiental da indústria têxtil.
Além do público poder colocar a mão na massa em oficinas criativas com atividades práticas, que inspiram a adoção de um cotidiano mais ecológico. Haverá também uma Miniusina de Transformação, que irá receber coletas de tampinhas plásticas. O material será triturado, derretido e moldado, ganhando, assim, um novo uso, como chaveiros e porta-copos, entre outros.
A Bienal do Lixo é um projeto do Ministério da Cultura e Rabobank, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura e realizado por La Mela, Agência Usina, Ministério da Cultura e Governo Federal e neste ano irá se conectar com à Conferência do Clima (COP 30), que será realizada em Belém (PA) em novembro, destacando seu papel no cenário global de mudanças climáticas. Depois de São Paulo, o evento segue para Salvador (BA), de 4 a 8 de junho, levando sua mensagem cultural e socioambiental.
Serviço:
BIENAL DO LIXO 2025
– SÃO PAULO
Data: 21 a 25 de maio de 2025
Local: Parque Villa-Lobos, São Paulo
Horário: Das 9h às 18h
Entrada: Gratuita via Sympla (em breve)
Endereço: Av. Professor Fonseca Rodrigues, 2.001
Alto dos Pinheiros – São Paulo/SP
Site: www.bienaldolixo.com.br
Facebook/Instagram
– SALVADOR
Data: 4 a 8 de junho de 2025
Local/Horário: a confirmar
Entrada: Gratuita via Sympla (em breve)
Site: www.bienaldolixo.com.br
Facebook/Instagram
por Priscila Visconti




