A Unibes Cultural acaba de inaugurar a nova exposição que homenageia os sobreviventes do Holocausto, e para marcar os 80 anos, o Centro Cultural vai prestar uma homenagem ao Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, apresentando a exposição inédita Retratos Revelados – Sobreviventes do Holocausto.
A mostra começa a partir do dia 30 de abril e tem curadoria da historiadora Maria Luiza Tucci Carneiro e co-curadoria do fotógrafo Jacob Bosch Contreras, a exposição apresenta imagens em preto e branco produzidas com câmeras analógicas, valorizando a pausa do encontro, o processo artesanal e a carga simbólica da revelação fotográfica.
Os registros foram realizados nos próprios espaços da Unibes Cultural e revelam, além da imagem, a dignidade, força e singularidade de cada sobrevivente retratado. Os fotógrafos Jacob Bosch Contreras, Mário Virgílio Castello, Moyra Madeira e Patricia Lens assinam os trabalhos que unem sensibilidade e compromisso com a memória, acompanhados de breves relatos de vida que ampliam a experiência do público e reafirmam a importância de preservar essas histórias.
A mostra, aberta ao público vai de 30 de abril a 29 de junho, e reúne retratos e relatos que resgatam as trajetórias de quem sobreviveu a um dos períodos mais sombrios da história, e conta a histórias de resistência e memória, 80 anos após o fim da Segunda Guerra Mundial.
Serviço:
Exposição Retratos Revelados – Sobreviventes do Holocausto
De 30 de abril a 29 de junho
Quarta a domingo, das 12h às 19h
Local: Unibes Cultural
Curadoria: Maria Luiza Tucci Carneiro
Co-curadoria: Jacob Bosch Contreras
Realização: Unibes Cultural e Promac
por Priscila Visconti




