
Nagabe é um mangaká e ilustrador japonês notório por suas histórias emocionantes e eloquentes, envolto de tensão, medo e aceitação, sob tramas que rompem fronteiras descritas de maneira tênue e poderosa, que engaja uma legião de leitores ao redor do mundo. O autor que ficou conhecido por seu mangá Totsukuni no Shoujo, publicado no Brasil com o título A menina do outro lado, pela DarkSide Books.
A menina do outro lado carrega em sua narrativa um expressividade visceral ambientada em uma terra distante, onde a sociedade é dividida, e as pessoas estão rotuladas como normais e amaldiçoadas. Enquanto as normais vivem em um reino temendo pelas maldições adentrar aos seus muros, onde lá habita uma menininha chamada Shiva, que foi abandona na floresta e acolhida por uma criatura meio humana e meio animal chamada Sensei, que vive fora da cidade. Os dois vivem juntos e Sensei está a proteger Shiva a qualquer custo e perigos que os rodeiam. Mas, o sonho da garota é reencontrar sua tia desaparecida, e sai em busca de seu objetivo, onde os perigos mais intensos os perseguem ao longo desta jornada.
Uma fábula singular, cheia de referências, refetindo com fidelidade a gentileza, amizade, cumplicidade e as diferenças entre os seres e suas dualidades, envolvendo os leitores em sua narrativa veraz e comovente, sobre aceitar o dessemelhante, mesmo ele causando repulsa nos demais, mas no fundo conhecer intrinsicamente a alma, para combater a hostilidade do que não se identifica, julgando por atos errôneos e ultrajantes.
A obra foi lançada em setembro de 2015, e hoje conta com cinco volumes da saga. No Brasil o livro é licenciado pela DarkSide Books, sendo a primeira edição lançada em fevereiro de 2019. Além da edição impressa, há um curta-metragem de dez minutos baseado no mangá, distribuído pelo Wit Studio e lançado junto ao oitavo volume da série no Japão. E ainda, uma extendida foi produzida também pelo Wit Studio, com uma edição bônus do mangá em março de 2022.
por Patrícia Visconti

