São Paulo recebe novas exposições de arte, trazendo opções para todos os gostos, e repleto de cultura de todos os cantos do mundo, exibindo obras sul-coreanas e europeias do século XIX e começo do século XX.
Exposição Suldurumi
O Centro Cultural Coreano (KCC), realiza a exposição “Pintura Coreana: carimbo e design”, do artista Suldurumuri, criando reinterpretações da arte tradicional sul-coreana, formando um diálogo entre passado e presente. Essa é a primeira vez em que o artista realiza uma exposição fora da Coreia do Sul.
Suldurumi reproduz cenas de obras milenares sul-coreanas, através de impressão gráfica, pinturas sobreposição de carimbos, trazendo uma experiencia totalmente interativa com as obras, onde os visitantes podem testar os carimbos de releitura, presentes na exposição.
A exposição ficara em cartaz até o dia 29 de junho de 2025, no térreo no térreo do KCC, localizado na avenida Paulista, número 460. O espaço funciona de terça a sábado, das 10h às 18:30h, e aos domingos, das 11h às 17h. A entrada é gratuita e não é necessário a retirar ingressos antecipadamente.
Fullgás (CCBB)
O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), recebe uma nova exposição, intitulada como “Fullgás – Artes visuais e anos 1980 no Brasil”, chega em São Paulo, exibindo obras que fazem um panorama das artes brasileiras da década de 80.
A exposição contém cerca de 300 obras de mais de 200 artistas de todo o país, ocupando todo o prédio, sendo no total 5 andares, e dividido em 5 “núcleos conceituais”, cada um tendo o nome de músicas da década de 80.
“Que país é esse?” (1987), representando o fim da ditatura militar brasileira, e a passagem para a democracia. “Beat acelerado” (1985), traz obras voltadas na nova aceleração do tempo, os amores efêmeros, no prazer e paixão pelas cores. “Diversões Eletrônicas” (1980), algo totalmente voltado para o futurismo típico do momento histórico, onde a televisão teve um papel essencial, assim como o avanço tecnológico e desejo pela expansão aeroespacial. “Pássaros na garganta” (1982) aborda obras em que os artistas observaram mais a natureza, e discussões ecológicas do momento, trazendo questões relativas sobre as consequências do capitalismo selvagem. “O tempo não para” (1988), o último núcleo da exposição, faz uma conexão com o nome da exposição “Fullgás”, refletindo sobre a passagem do tempo.
A exposição fica em cartaz até o dia 04 de agosto de 2025, o prédio fica localizado no centro histórico de São Paulo, na rua Álvares Penteado, número 112, próximo à estação São Bento. Aberto todos os dias, menos às terças, das 9h às 20h. Ingressos no site: ccbb.com.br.
A Ecologia de Monet (MASP)
O Museu de Artes de São Paulo (MASP), inaugurou um novo prédio, ao lado do Masp, na Avenida Paulista. Inaugurado em maio de 2025, o novo edifício recebe a exposição “A Ecologia de Monet”, trazendo obras renomadas do artista Claude Monet.
São ao total 32 obras impressionistas do artista, algumas delas inéditas no hemisfério Sul, mostrando quadros do decorrer de sua carreira, entre as décadas de 1870 até 1920, mostrando momentos diferentes, da relação que Monet, tinha com a natureza e meio ambiente. A exposição ficara em cartaz até 24 de agosto de 2025.
Além da exposição de Monet, o Masp exibe um acervo fixo, repleto de obras de artistas icônicos e conhecidas por mundialmente, tendo como acervo obras como “O filho do carteiro ” de Van Gogh, obras de Picasso e “Os retirantes” de Portinari.
A exposição ficará em cartaz até 24 de agosto de 2025, localizado na avenida Paulista, número 1500, funcionando de terça a sábado, das 10h até 22h, e domingo 10h até 18h, tendo ingressos no valor inteira de R$75, e meia entrada de R$37. O museu fornece ingressos gratuitos todas as terças feiras durante todo o dia, e todas as sextas feiras, a partir de 18h.
Ingressos disponíveis no site: www.bilheteria.masp.org.br
Palavra Cantada (Itaú Cultural)
O Itaú Cultural comemora as mais de três décadas da dupla, criando um ambiente totalmente imersivo na trajetória da dupla, com cenários de grandes hits, e contando como Sandra Peres e Paulo Tatit, criaram o “Palavra Cantada”.
A exposição celebra canções, os mais de 20 álbuns, DVDs e livros publicados pela dupla, e as diversas premiações, cada espaço da exposição, os visitantes podem se deparar com fotos, vídeos e brincadeiras e toda a essência que representa a dupla. A exposição ficará em cartaz até 3 de agosto de 2025.
O Itaú Cultural se localiza na avenida Paulista, com horário de funcionamento de terça a sábado 11h às 20h, e domingo a feriados 11h às 19h.
A entrada ao prédio é de forma gratuita, sem a necessidade de agendamento ou ingresso, mas se for preciso, tem como reservar ingressos de forma gratuita no site: www.itaucultural.org.br.
por Lucas Câmara





