Túmulo dos Vagalumes – Um clássico do cinema japonês que comove o mundo inteiro

1

A animação Túmulo dos Vagalumes lançada a primeira em 1988, dirigido por Issao Takahata, com produção do Studio Ghibli foi baseado no roteiro semi-autobiográfico de Akiyuki Nosaka. Hotaru no Haka é situada na cidade de Kobe, no Japão, e conta a dura história de dois irmãos (Seita e Setsuko) lutando para sobreviver durante os meses finais da Segunda Guerra Mundial.

2

A trama se passa nos últimos meses da Segunda Guerra Mundial, em que os irmãos Seita e Setsuko ficam orfãos após a morte da mãe em um ataque aéreo em Kobe, no Japão, depois de um desentendimento com a tia com quem moravam, eles mudam-se para um abrigo no meio da floresta. Sem parentes vivos e com pouca comida, Seita e Setsuko lutam para sobreviver.

3

Uma história comovente, sobre guerra, mas fortalecido com o poder do amor entre dois irmãos, que Takahata utilizou vivências pessoais de quando era criança para criar algumas cenas da animação, dentre elas a aflição e o bombardeio. Um filme aclamado pela crítica, sendo um dos mais importantes longas-mentragens sobre a guerra, em em 2000, pelo célebre crítico cinematográfico Roger Ebert.

4

Após a versão animada, que está disponível na Netflix, duas versões em live action, também baseada na obra de Nosaka, foram lançadas; a primeira em 2005 e a outra em 2008. O elenco da película é composto pelas vozes de Tsutomu Tatsumi, Ayano Shiraishi, Yoshiko Shinohara e Akemi Yamaguchi.

por Priscila Visconti

Deixe um comentário