Best-seller de Clarice Lispector ganha adaptação em quadrinhos

02

O romance consagrado de Clarice Lispector, A hora da estrela, publicado em 1977 e traduzido para 32 idiomas, recebe pela primeira vez uma adaptação em formato de quadrinhos. Em A hora da estrela: graphic novel, a comovente história ganha novos tons a partir de um roteiro preciso de Letícia Wierzchowski e da arte sensível da quadrinista e fanzineira, Line Lemos.

A nova produção em HQ, com 112 páginas, foi impressa em duas cores (preto e ocre), justamente para evitar um realismo que poderia soar estranho à obra clariceana. Em alguns momentos, os traços buscam inspiração na xilogravura, técnica de impressão muito presente na literatura de cordel.

Embora a obra original de Clarice já tenha 48 anos de publicação, a trama protagonizada por Macabéa, que se tornou o maior best-seller da autora, segue em destaque. Em outubro de 2024, voltou ao topo da lista dos mais vendidos e desde então permanece em circulação. Mesmo após anos da morte da escritora, frases extraídas de seus livros viralizam nas redes sociais, e sua obra continua a ser referência para grandes nomes, como a atriz Cate Blanchett e as cantoras Lorde e Olivia Rodrigo.

O tempo e as transformações culturais da sociedade apenas reforçam a relevância de sua escrita, o que torna ainda mais significativa a nova adaptação em quadrinhos. A edição amplia o acesso à obra para diferentes faixas etárias e já está à venda.

04

Clarice Lispector foi muitas vezes considerada uma autora “difícil” e “hermética”, e conviveu com a fama de criar histórias praticamente “inadaptáveis” para outras linguagens artísticas. Parte dessa reputação se deve ao estilo de sua escrita, em que o tempo é psicológico, marcado pelas emoções e pelo fluxo de consciência dos personagens, em vez de seguir a progressão linear dos acontecimentos.

por Yasmin Paixão

Deixe um comentário