A 49ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo começa no dia 16 de Outubro apresentando sua vasta programação de filmes inéditos, muitos desses premiados e aclamados nos principais festival do mundo.
Uma festividade que traz o panorama do cinema mundial com nomes consagrados na indústria cinematográfica, entre esses estão Yorgos Lanthinos, Ildikó Enyedi, Alex Cox, Christian Petzold, Tsai Ming-liang, Gianfranco Rosi, Guillermo del Toro, Noah Baumbuch, entre outros, em uma celebração categórica de revelações e diversidades presentes no audiovisual, em conjunção inerente empenhada em criar pontes e conexões.
Entre os destaques da Mostra este ano, apresenta a première do novo longa-metragem de Daniel Rezende, O Filho de Mil Homens, uma obra que ressalta a relação afetiva que há entre o cineasta e o Brasil, e vice e versa. Além de outras pérolas cinematográficas, como a exibição de O Inquilino, de Alfred Hitchchock, que contará com uma performance acompanhado da Orquestra Brasil Jazz Sinfônica. A 49ª Mostra será um encontro de ideias e realizações, celebrando o Ano Cultural Brasil/ Reino Unido, trazendo 25 produções e coproduções britânicas às telas da Mostra Internacional de São Paulo.
A Mostra ainda trará diversas homenagens a personalidades significativas ao audiovisual, a arte e da cultura, como a cineasta martinicana Euzhan Palcy, que foi condecorada com o Prêmio Humanidade, diante sua representação e jornada contra o passado escravocata, o colonialismo e o Apartheid, trazendo seu orgulho da cultura não hegemômica, sendo a primeira mulher negra a produzir por um grande estúdio em Hollywood, além de ter recebido o Oscar Honorário no ano de 2023.
Ainda seguem as homenagens com o vencedor da Palma de Ouro em Cannes, Jafar Panahi, que vêm para São Paulo apresentar seu novo filme Foi Apenas um Acidente, e também receber em mãos seus prêmios conquistados em edições anteriores. Assim como os cineastas Jean Pierre e Luc Dandenne, que promoverá sua mais recente produção Jovens Mães.
Já o roteirista e diretor estadunidense Charlie Kaufman, que não apenas será homenageado com o Prêmio Leon Cakoff, como fará parte da abertura com seu novo curta Como Fotografar um Fantasma, e ainda participará de uma Masterclass e do V Encontro de Ideias.
E por fim, mas não menos importante, o quadrinista Mauricio de Sousa também será condecorado com o Prêmio Leon Cakoff, por seu trabalho único e significativo a cultura pop brasileira que envolveu gerações ao longo das décadas, com personagens icônicos e memoráveis. Como parte da homenagem, a Mostra exibirá a cinebiografia Mauricio de Sousa – O Filme, do diretor Pedro Vasconcelos, além de outros três filmes baseados em seus personagens, que estarão na programação da 2ª Mostrinha, que traz o artista como grande homenageado e também autor do pôster oficial.
A 49ª Mostra acontece entre 16 a 30 de Outubro na cidade de São Paulo, em reforço ao compromisso genuíno de apoio e incentivo ao audivisual brasileiro e mundial, trazendo diversidade, indentidade e desenvolvimento cultural, social e criativo, visando fortalecer a divulgação das produções cinematográficas, chegando a novos públicos com sua seleção contemporânea, entre suas narrativas singulares e inovadoras, fundamentando as obras e cineastas da sétima arte nacional e internacional.
por Patrícia Visconti





