Neste dia 27 de outubro de 2025 é dia de celebrar um dos maiores nomes dos quadrinhos e da literatura no Brasil, um dos maiores influenciadores e incetivadores da leitura, o grande Mauricio de Sousa, completa 90 anos sendo um ícone nacional e internacional por ter criado a série de história em quadrinhos da Turma da Mônica, para qual desenvolveu mais de 200 personagens.
Com mais de seis década de carreira, Mauricio de Sousa é amplamente referenciado como um dos maiores cartunistas da história, nasceu em uma família de artistas, seus pais eram poetas, e influenciavam muito a carreira de filho, em que ele acabava ilustrando suas poesias, mas profissionalmente o cartunista começou como repórter policial, quando criou seu primeiro personagem, o cão Bidu. Com histórias inspirado em sua infância e em seus filhos, desenvolveu personagens icônicos como Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali, que se tornaram ícones da cultura pop brasileira.
Os quadrinhos de Mauricio de Sousa têm repercussão internacional, tendo sido adaptados para o cinema, televisão e para os videogames, além de terem sido licenciados para o comércio em uma série de produtos com a marca das personagens, inclusive há um parque temático da Turma da Mônica. Com mais de seis décadas de carreira, ele é amplamente referenciado como um dos maiores cartunista do Brasil e do mundo, sendo considerado o Walt Disney brasileiro.
Recebendo diversas homenagens e sendo condecorados em diversas instituições, Mauricio de Sousa já foi homenageado pela escola de samba Unidos do Peruche com o enredo “Com Mauricio de Sousa a Unidos do Peruche abre alas, abre livros, abre mentes e faz sonhar”. Foi agraciado com a comenda da Ordem do Ipiranga pelo Governo do Estado de São Paulo.
Ele ocupa a cadeira de número 24 na Academia Paulista de Letras, que anteriormente era ocupada pelo poeta Geraldo de Camargo Vidigal, tornando-se assim o primeiro quadrinista a ser empossado por esta Academia. Em 2004, Mauricio recebeu a medalha da Ordem do Mérito Cultural. Recentemente foi lançado sua cinebiografia, baseado em sua biografia Mauricio de Sousa – A História Que Não Está no Gibi, lançada em 2017, foi anunciado em 2019 que o diretor Pedro Vasconcelos adaptaria para o cinema sua obra.
Na CCXP24, durante o painel da Mauricio de Sousa Produções, foi confirmando que a cinebiografia Mauricio de Sousa: O Filme chegaria aos cinemas em 2025, na Bienal do Livro de 2025, no Rio de Janeiro foi divulgado o primeiro trailer, no qual apresentava cenas da infância de Mauricio (interpretado por Diego Laumar), seu vínculo familiar e os primeiros passos na carreira de quadrinista, com Mauro Sousa — filho de Mauricio de Sousa — interpretando o pai na fase adulta. O longa foi lançado na última quinta-feira (23).
Além de um livro com 90 artistas nacionais, que o homenageram na obra em quadrinhos MSP 90, lançada em outubro de 2025, editada por Sidney Gusman e com 75 histórias de três páginas cada, sendo algumas delas escritas em duplas, ambos fazem parte das comemorações dos 90 anos de Mauricio de Sousa.
por Priscila Visconti








