O festival beneficente Global Citizen: Amazônia, foi um sucesso de público e arrecadação. O evento que abriu a programação da COP 30 em Belém do Pará, no último sábado (1º) de novembro, contou com artistas nacionais e internacionais numa noite de mensagem de conscientização.
A 1° edição realizada na América Latina já entra para a história pela recepção calorosa dos paraenses no festival, que reuniu cerca de 50 mil pessoas no estádio do mangueirão, em Belém do Pará, com apresentações e muitas mensagens sobre preservação do meio ambiente e combate à exploração de recursos naturais.
Os artistas locais se destacam nomes como Gaby Amarantos, Viviane Batidão, o grupo Arraial do Pavulagem, dentre outros convidados da região que trouxeram no discurso mensagem sobre a preservação da floresta. Também subiram no palco nomes como Anitta, Gilberto Gil, Seu Jorge e Daniela Mercury. Dois nomes internacionais, Chris Martin, vocalista da banda britânica Coldplay, e Charlie Puth, cantor norte americano que também se apresentou durante a ocasião.
Chris Martin, vocalista da banda Coldplay subiu no palco para uma performance intimista, cantando acompanhado apenas por dois instrumentos, piano e violão, com duração de cerca de 20 minutos, ele refletiu vários sucessos da banda, emocionando e distribuindo simpatia durante sua vez.
Da mesma forma o cantor americano Charlie Puth, que levou uma apresentação bastante elogiável pelos belos vocais e simpatia no decorrer do show. Além disso, o público local levantou a energia durante a programação.
Dentre os nacionais o destaque ficou por conta da Anitta, que além de fazer algumas participações, levou energia e muita diversão durante a festa, cantando os hits da carreira e iniciando uma nova era. O Ritmo local também foi destaque nas apresentações de Viviane Batidão e Gaby Amarantos, com passagens pelo tecnomelody e o Rock Doido, assim como, uma palinha do clássico cultural Carimbo apresentado pelo Arraial do Pavulagem, e também tiveram figuras públicas como Alane Dias e Leona Vingativa.
O festival foi transmitido ao vivo com sinal aberto da Globo pelo Globoplay, com apresentações de nomes como Regina Casé, Hugo Gloss, Isabelle Nogueira e Mel Fronckowiak. Em alguns locais ao redor do estádio, árvores artificiais foram colocadas, uma delas montada somente com recicláveis eletrônicos.
A edição realizada em Belém tinha como meta arrecadar 1 bilhão de reais, e durante a programação foi anunciado que a meta havia sido alcançada com sucesso. Nas redes sociais, as performances foram amplamente elogiadas e compartilhadas.
Belém tem sido palco de grandes festivais de música para promover a edição 30° da COP que, tem data para começar no mês de novembro, com fórum e encontros para discutir assuntos de interesse mútuo entre as nações convidadas, sobre meio ambiente e as formas de fazer um trabalho sustentável e preservando recursos naturais.
por Daniel Guimarães




