Em uma época onde o Brasil vivia dominado pelos militares, um professor universitário se viu abandonar toda sua vida, inclusive mudar de nome para manter a segurança de seu filho, que vivia com os avós após perder a mãe devido a sombriedade vivida em tempos sombrios da Ditadura Militar.
O Agente Secreto, o novo drama histórico de Kléber Mendonça Filho, traz Wagner Moura em um brilhante e eloquente protagonismo, vivendo um dos personagens mais persuasivos de sua carreira, o ator entrega-se por completo a essa narrativa que conta um pouco da história do país no ponto de vista da sociedade, com dose extras de suspense e humor. Com um elenco unido que conecta o público nas perspectivas mais distintas, sob uma trama única e emocionante, sendo oportuna de apontar verdades concludentes, conflitos contínuos, que irão envolver dilemas morais e pessoais, mostrando um retrato social das situações mais ásperas envolto da política excerdida na época.
Um filme autoral, que mostra Recife em sua profunda eloquência em exibir a intensa vigilância de um regime autoritário e controlador, que persegue seus opositores e os deixam caídos nas calçadas como ratos de esgostos mortos, sem documento e nem indicações, enquanto aliados ataca surdinamente em uma rede voraz de espionagem e conspiração, em um cenário brutal e mordaz carregado pela Ditadura.
O Agente Secreto ainda traz em sua narrativa as referências mais sagazes e divertidas, em uma mistura de suspense, Slasher e ficção científica, deixando o filme ainda mais singular cativante como os personagens secundários, que foram a base para o desenvolvimento significativo em um roteiro amplo e desimpedido, dando ao enredo o destaque considerável diante desta obra autêntica e visceral.
O longa-metragem trata de trazer a brasilidade de maneira natural, ganhando notoriedade por sua narrativa simples e abrangente, em uma desconexa relação de fatos e argumentos, que se unificam em uma junção astuta e persuasiva, harmonizando lembranças e acontecimentos, explorando focos diferenciados de um refugiado da Ditadura em um mergulho intenso de um drama político envolto de suspense, mistério e tensão.
A película chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (6), com produção de CinesScópio, MK Productions e One Two Films, e distribuído pela Mubi e Vitrine Filmes.
por Patrícia Visconti






